new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Lagoon Nebula | by maicongerminiani
Back to photostream

Lagoon Nebula

Nebulosa da Lagoa

Messier 8

 

Na constelação de Sagitário, se encontra um dos mais belos objetos do céu noturno. Essa gigante nuvem interestelar foi descoberta por Giovanni Battista Hodierna aproximadamente no ano de 1654. Situada a aproximadamente 5200 anos-luz da terra, a vista desta nebulosa através de um binóculo, apresenta apenas uma mancha clara e oval, destacando-se apenas o aglomerado aberto, sobreposto a nebulosidade.

Embora pareça cinza ao olho humano, em fotografias de grande exposição, a característica cor Rosácea, nos apresenta esse majestoso objeto. A região mais Brilhante da nebulosa foi descoberta por John Herschel, e ficou conhecida como a Nebulosa da Ampulheta, região com intensa formação estelar. Grande parte do brilho da nebulosa é devido a estrela 9Sagittarii, que fica próxima a região brilhante. É classificada como uma nebulosa de emissão, onde os gases ionizados, em especial o hidrogênio, emite radiação principalmente no comprimento de onda na faixa da luz visível vermelha.

 

Texto adaptado da Wikipédia

 

Telescope: Triplet 115/800

Camera: ZWO ASI 183MMPRO

Filters: #OPTOLONG

Flattener/Reducer: 0.79

OAG

L: 8 hours

RGB: 3 hours(1 hour each channel)

H: 4 hours

S: 2 Hours

O: 2 Hours

todos os frames de 300 segundos em Bin1X1

 

Composição: Através da técnica de SuperLuminance, descrita no livro Inside PixInsight de #WarrenKeller , criei o Luminance

combinando minhas capturas em Hubble Pallette e LRGB, o que criou, sem nenhuma dúvida, a minha melhor imagem de Céu Profundo. Esse projeto me custou cerca de 12 horas de processamento além de Aproximadamente 20 horas de dados capturados.

3,012 views
48 faves
4 comments
Taken on July 23, 2018