I Rally Mar e Montanhas - 3 e 4/10/2015
I Rally Mar e Montanhas

Rally de automóveis antigos é prática que vem se tornando comum principalmente no Sul do país.

A prática do Rally/Raid na Região dos Lagos é novidade.

Nos dias 3 e 4 de Outubro, pela primeira vez AVA (Amigos de Veículos Antigos – Arraial do Cabo e Cabo Frio), organizado e apoiado por clubes da região, os antigomobilistas Márcio Lucena , Júnior Passaline e Waldemar, organizaram em duas etapas o rally, saindo de São Pedro da Aldeia, passando por Búzios, Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes, Italva, Cardoso Moreira com chegada em Bom Jesus de Itabapoana. Atingiu a marca de sessenta carros. Lá esperavam um número apreciável de admiradores da modalidade.

A prova cujo objetivo foi o passeio, seguiu o roteiro estabelecido pelos organizadores. Mantendo a média horária, todos chegaram juntos, fazendo uma grande festa na cidade.

Apoiado pela ASA (Associação Saquaremense dos Antigomobilistas) CVAPS Araruama, CVA Cabo Frio e Clube Rio Minas de Veículos Antigos e todos os seus núcleos, Jeep Club de Campos e AVA -Arraial do Cabo.

Em Bom Jesus, Francismar, diretor do núcleo do Rio Minas na cidade, e sua equipe, aguardava a chegada dos antigomobilistas.

Bom Jesus de Itabapoana cidade de 50.000 habitantes viveu um fim de semana inesquecível, com apoio da prefeitura e do comércio local o evento foi grandioso. Bom Jesus possui belezas naturais, cercada por morros com plantas nativas, nesta época do ano floridos e que deixam um aspecto de encantamento aos seus visitantes. Na Praça Governador Portela um Pau ferro com mais de 100 anos abrigou visitantes que procuravam se proteger, num dia ensolarado que deu mais brilho ao encontro, cercada por prédios monumentais construídos pelos jesuítas, como é caso da Igreja Catedral da cidade, construída a mais de 150 anos, e que está muito bem conservada. Ainda guarda a memória do seu filho ilustre o governador Roberto Silveira.

Na noite de Sábado, o Rally chegou ao máximo do êxito. A população local prestigiou o encontro, tomando a praça com crianças e os familiares se cumprimentando num gesto de confraternização jamais vista na cidade. Às 20h não se via despedida. Para surpresa dos organizadores, a Banda da Lyra Operária Musical de Bom Jesus se apresentou executando músicas do passado de grandes autores, conduzida pelo Maestro Nilo. Foi uma bela surpresa para os organizadores e para o público presente.

Domingo pela manhã, chega a hora da despedida com o aplauso da população local presente.

O Rally Mar e Montanhas deixa saudade. Já ficou combinado que na primeira semana de Outubro do próximo ano haverá uma repetição, e os organizadores esperam contar com mais apoio dos clubes de antigomobilismo.


Organização :
AVA - Arraial do Cabo e Cabo Frio, Clube Rio Minas núcleo Bom Jesus do Itabapoana

Texto:
Revista Horizonte - correspondente José Mário Novaes - ASA-Saquarema
80 photos · 15 views