new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Torta de nozes | by Irene Sarranheira
Back to photostream

Torta de nozes

Torta de nozes para meu amor minha vida meu filho!

 

Torta de Nozes

  

Ingredientes:

300 g de nozes

300 g de açúcar

100 g de manteiga ou margarina

4 ovos

chantilly

Confecção:

 

Moa as nozes muito bem moídas. Bata à mão ou na batedeira o açúcar com a manteiga ou margarina. Vá juntando os ovos, um a um, batendo sempre até assegurar uma mistura homogénea. Junte as nozes moídas, misture bem, e leve ao forno, bem quente, durante 30 minutos, em forma forrada com folha de alumínio, untada com margarina e polvilhada com farinha. Deixar arrefecer e cubra com chantilly (pode também cobrir com natas batidas com açúcar e um pouco de vinho do Porto ou bebida licorosa a gosto).

   

Se procura pelo fruto da nogueira, consulte nogueira-comum

A noz, fruto da nogueira-comum.

Uma noz em botânica é um fruto seco com apenas uma semente (raramente duas) no qual a parede do ovário ou parte dela torna-se muito dura na maturidade. A maioria das nozes vem dos pistilos com ovários inferiores (veja flor) e não abrem na maturidade.

Exemplos de nozes verdadeiras são os frutos dos carvalhos (bolotas), das avelaneiras, das faias, das castanheiras, das nogueiras e a castanha-de-caju.

"Nozes" em culinária são uma categoria muito menos restritiva do que nozes na botânica, o termo que está sendo mal aplicado a muitas sementes que não são nozes verdadeiras. Qualquer semente grande, oleaginosa, encontrada dentro de um escudo e usada no alimento pode ser considerada como uma noz. Porque as nozes têm geralmente um índice elevado do óleo, são um alimento e uma fonte de energia altamente apreciada. Um grande número sementes são comestíveis por seres humanos e são usadas na arte culinária, comidas cruas, germinadas ou torradas, como um aperitivo ou em doçaria, ou ainda espremidas para lhe extrair o óleo que é usado na culinária e em cosméticos.

Nozes são uma fonte nutritiva e significativa para a vida selvagem. Isto é particularmente verdade em locais de clima temperado onde animais como gaios e esquilos armazenam bolotas e outras nozes durante o outono para se preparem para a falta de comida durante o inverno até a chegada da primavera.

  

Nozes de nogueira-comum, foto de Silvio Tanaka.

Nozes de clima temperado são provenientes de árvores geralmente polinizadas pelo vento da ordem Fagales:

a bolota (a semente do carvalho)

o fruto da faia

a castanha

a avelã

a noz pecã

a noz da nogueira

a noz macadâmia

Algumas "nozes" que não são verdadeiras no sentido botânico:

as amêndoas, em que a parte comestível é a semente de uma drupa

as castanhas-do-pará são sementes de uma cápsula

o coco é um drupa

a castanha-da-índia (não é comestível, é uma cápsula)

o amendoim é na verdade um grão, o fruto e sementes de um legume

o pinhão é a semente de várias espécies de pinheiro (coníferas)

A castanha-da-índia (Aesculus hippocastanum) não é comestível, mas é colhida e usada em um velho jogo de crianças, no qual uma noz é enfiada em um cabo forte e então cada criança tenta quebrar a do seu oponente batendo-lhe com a sua. Uma espécie relacionada, Aesculus californica, era ingerido anteriormente pelos índios americanos da Califórnia nas épocas de escassez. Deve ser lixiviada para remover os constituintes venenosos antes de comer.

A maioria dos tipos de bolotas são amargas demais para se comer (a menos que sejam lixiviadas), por causa dos taninos. Apesar dessa desvantagem, a bolota é um alimento importante em várias regiões.

4,596 views
3 faves
1 comment
Taken on June 28, 2009