help

    Newer Older

    Gente, estou com um problema e preciso de ideias. Tinha um atelie só pra mim, com espaço, armarios, mesas, era muito bom mesmo, mas, por problemas de saude e por causa do barulho da igreja me mudei de casa, vim para uma casa bem menor, mas ainda assim arranjei um jeito de ter um quartinho de costura. Mas agora minha filha vai precisar ficar comigo e vai ocupar o quarto. Tenho muito mterial, muito tecido (muito mesmo), mas ainda não achei um cantinho pra guardar minhas coisas. Como é que vocês fazem?? como é o cantinho de vocês?? em que parte da casa?? Não sei como fazer. A casa tem comodos muito pequenos. Tenho algumas maquinas de costura(3 costura, 1 bordadeia e 1 oveloque). Preciso de ideias. Me ajudem.
    Muito obrigada!!!

    1. sorrisando- patch e afins 35 months ago | reply

      Nossa Fátima! vou te contar como é aqui em casa então.
      Tenho um quartinho bem pequeno, bem pequeno mesmo. Meus tecidos ficavam em prateleiras. Mas como foi aumentando comprei mais uma prateleira, fiquei com 3, daquelas de aço. Só que o quarto é muito pequeno e mal tava me cabendo lá dentro, então peguei um guarda roupas véinho que tenho dentro do quartinho, organizei os tecidos e guardei lá dentro, também comprei um organizador de gavetas grande nas lojas americanas, fiz rolinhos com os tecidos e guardei lá dentro. Resultado, de 3 prateleiras sobrou uma. O espaço tá bem melhor. Guardo todas as minhas bagunças em caixas organizadoras, vou colocando uma em cima da outra dentro da prateleira. Fica mais dificil pra visualizar os tecidos mas sobra espaço agora. Eu tenho apenas duas máquinas, fica mais fácil que pra você. Acho que não ajudei muito né?! rs
      Você usa todas as máquinas? Senão pode guardar as que não usa ou usa pouco. Antes de ter meu quartinho da bagunça eu costurava na cozinha, do lado da porta ficava minha máquina e uma prateleira.

    2. MELANCIA NO PALITO / Jacqueline Silva 35 months ago | reply

      Fátima, da p/ colocar alguma dessas máquinas de costura em cima da bancada da overloque? É assim que costuro, quando uso a overloque afasto a Singer pro lado e tem dado certo nos últimos 8 anos.
      Penso que vc vai ter que abrir mão de algum cantinho, por menor que seja e tentar adequar a arrumação das máquinas, que pode ser em L ou tudo em uma parede só, sem esquecer da mesa de corte, mas acho que por hora vc pode usar a mesa da sua cozinha.
      Tenta colocar mais a vista o material que vc mais usa, e quando for desenvolver um projeto, separe tudo em uma bacia plástica (eu uso uma que roubei da minha cozinha), assim não vai ficar indo e vindo e deixando um rastro de bagunça.
      A Lívia disse muito bem e eu faço uso tbm de cxs organizadores, 6 grandes e um armário com 7 gavetas. As cxs ficam embaixo da minha bancada, e tenho na mesa lápis, tesouras máquina de forrar botão e o ferro de passar roupa. O armário fica grudado na bancada, bem grudadinho mesmo, a posição é em "L"Dentro dele guardo minhas revistas e mais as cxs com os aviamentos que são10 pequenas (de sorvete) coloco uma cima da outra.
      Na outra ponta do armário fica minha overloque grudadinha nele tbm ,aí já não é mais "L" agora é "U", assim eu trabalho em uma área tipo um corredor, é pq, mas me adaptei em 3 meses. Vá tentando várias arrumações, vc vai encontrar a que melhor se encaixa.
      Espero ter ajudado.
      Cheiros.
      Jack.

    3. Atelier Panos e Retalhos 35 months ago | reply

      Estou adorando esse papo, Fátima!
      Eu, hoje, moro em uma casa grande com um espaço só para as minhas coisas.
      Mas, pretendo, de Deus quiser, me mudar para uma casa menor, pois nessa, além
      da trabalheira, o custo de mantê-la é muito grande.
      E fico apavorada só de pensar como irei colocar tudo meu na futura casa.
      Espero aprender com as dicas de vocês.
      Beijos.

    4. Moni Luna 35 months ago | reply

      Olha só, Fátima... eu tb tinha um quarto muito bom, em uma casa espaçosa, mas tb tive que me mudar, e fiquei sem lugar para tudo! Acabei invadindo boa parte do guarda roupas dos meus filhos e também a cômoda deles. O local que eu tive que me adaptar foi a sala, e mesmo depois de quase 5 anos, ainda estou me acostumando. Arrumei duas estantes, dessas de metal, e ali fui ajeitando minhas coisinhas, confesso que no começo ficou estranho demais elas na sala, mas fazer oq? não tem jeito! Ou eu me viro assim ou não faço nada! Ah, esqueci de falar que, na estante da sala, a parte de baixo(4 portas), é tudo pro meu uso. Agora estou com 3 máquinas, mas estou de olho em uma overloque, então isso significa maior adaptação, né? Então, na mesa só fica a que eu estou usando, as outras eu guardo na estante de metal. É complicado, e eu entendo o que vc está passando, entendo muito!rs
      A minha opinião é vc tentar ficar na sala, pois acho a cozinha muito ruim pra essas coisas, sabe como é, gordura nos paninhos e nas máquinas não vai dar certo... sem falar que vc vai ter que ficar igual a nômade, arrumar tudo quando for trabalhar e depois guardar tudo em outro local. Pelo menos na sala vc pode arrumar um cantinho e ali deixar suas coisinhas. Outra dica, além das que as amigas falaram, é vc fazer como eu fiz, peguei várias caixinhas e forrei com um papel de presente do meu gosto, e depois arrumei elas na estante. Ficou fofo, rsrs! E não deixou a minha sala com cara de bagunça, não. Postei umas fotos na minha galeria, depois vê lá, que sabe não te ajuda? Se quiser, tiro mais fotos da minha sala pra vc ter uma noção de como fica separado o canto da costura, rs.
      Tb tô gostando disso aqui, é bom trocarmos idéias!

    5. .♥ Fátima Ramos ♥ 35 months ago | reply

      Ai meninas, muito obrigada, estou adorando as ideias...ainda estou perdida, não sei o que fazer, mas o que vocês estão me contando me mostra que não vai ser a falta de espaço que vai me fazer parar.
      Continuem, preciso de vocês.
      Beijos

    6. VanessaMMV 35 months ago | reply

      Olá Fátima como vai ?
      Eu não tenho um quartinho pras minhas artes, eu fiz uma bancada grande (1,70x60 cm) e coloquei no canto do meu quarto mesmo , meu quarto é ppp bem pq mesmo (2,65x2,30) , mas do jeito que eu fiz consigo organizar tudo, consegui uma caixa daquelas de entrega de mercado e coloco os panos em sacos transparentes e dentro dessa caixa, também comprei um gaveteiro plástico e fiz uma prateleira para colocar as caixas com as miudezas de costura, confesso que tem dia que tá uma bagunça só na minha mesa mas arrumo bem rapidinho se quiser dar uma olhada em como é o meu cantinho dá uma olhada no meu blog , www.vanessaartesmanuais.blogspot.com , e vai no post meu cantinho, a unica diferença é que tirei ele da janela e coloquei na parede lateral para colocar a prateleira na parede (acho a melhor solução pra ganhar espaço) .
      Espero ter ajudado em algo.
      Beijos no coração e até breve !
      Vanessa

    7. cat'sartes 35 months ago | reply

      acho q vc pode usar aqueles armarios fechados q são grudados nas paredes, no alto, sabe? tipo aqueles d cozinha, só a parte de cima, da pra vc colocar em todas as paredes e dai no chao vai sobrar bastante espaço pras mesas d costura, o q acha?

    8. By Raquel Patch 35 months ago | reply

      Fátima, meu apartamento é pequeno, só um quarto, então, tá certo tenho duas máquinas, uma ta sempre fechada, qdo da problema numa, uso outra, e minha maquina fica em uma pequena mesa na sala, algumas coisas ficam em sacolas, dessas bem grandes, os tecidos ficam em um armário, tipo guardaroupa, q tenho q manter organizado, senão não cabe nada, e a tábua de passar, qdo estou trabalhando ela esta aberta, senão fechada em um canto, e uso a mesa comum para café, almoço e etc, tudo fica em lugares estratégicos, tipo embaixo do sofá, embaixo da cama, atrás de ármarios,assim tem sido minha vida de patchwork , fica longe de ser o ideal, mas é o q tenho e faço o possível para ficar tudo organizado. Pare, olhe ao redor e pense, voce vai conseguir contornar. Abraços

    9. By Raquel Patch 35 months ago | reply

      Concordo com a Moni, acho a sala o melhor lugar, é onde fico, as vezes esta a maior bagunça, mas num instante tudo vai para seus lugares estratégicos e fico tud clean na sala.

    10. Fada Carmim 35 months ago | reply

      Eu me ajeitei no quarto de empregada aqui. Tem um guardaroupas e um monte de prateleiras nas paredes, e comprei duas escrivaninhas que juntas funcionam como bancadas. Em baixo delas pus gaveteiros de plastico. Tem fotos no meu flickr, de uma olha, veja se tira alguma ideia.

    11. eliane camargo2009 34 months ago | reply

      pensei que fosse a única a ter problemas com meu cantinho...rsrsrsrs
      Minha casa está em reforma, e já viram né, obra de pobre parece que dura a vida inteira.....kkkkk
      mas enfim...o meu "Cafofo ou mocó" é assim que chamo, por enquanto fica no banheiro do meu quarto, quer dizer , onde um dia...será o banheiro, já que está tomado pelas minhas coisas, quase tudo esta em organizadores plásticos, tecidos , botões , fitas ,enfim ...tudo em caixas, tenho uma mesa grande, onde ficam minhas máquinas, por enquanto está assim, não vejo a hora de ter meu próprio cantinho, mas....por enquanto vamo levando.

    12. fer3237 34 months ago | reply

      Meninas amei d+ as dicas,não foram pra mim mas vou usar tbm.No momento trabalho no terraço/sala da minha casa e estou muito incomodada com a cara de bagunça que fica,vou copiar os exemplos de vcs.
      Sempre achei que era a ÚNICA pessoa no mundo que trabalhava assim...fiquei muito motivada e tenho certeza que vc vai conseguir Fátima!
      Bjssss

    13. .♥ Fátima Ramos ♥ 34 months ago | reply

      Olá!!!!
      Estou gostando demais da participação de vocês... cada dica incrivel.
      Vou cuidar do cantinho e quando eu consegui alguma coisa posto aqui, mas por favor, continuem escrevendo, quero mais...please.
      Beijos

    keyboard shortcuts: previous photo next photo L view in light box F favorite < scroll film strip left > scroll film strip right ? show all shortcuts