Histórias em www.hansen-stories.pt

 

O Hospital Colónia Rovisco Pais foi inaugurado a 7 de Setembro de 1947 na Tocha (Cantanhede, Portugal), destinando-se ao internamento, tratamento, estudo da profilaxia e cura da doença de Hansen. Com o aparecimento de alternativas terapêuticas ao longo do século XX e o consequente recuo da doença, o Hospital Colónia Rovisco Pais foi extinto em 1996, ano em que foi criado o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro-Rovisco Pais, hospital especializado, para o qual transitaram todos os direitos, obrigações e património do ex-Hospital Colónia Rovisco Pais.

Ocupando uma área de cerca de 140 hectares, foi projectado pela Comissão de Obras, nomeada desde 1938, de que faziam parte o Professor de Medicina Fernando Bissaya Barreto, o arquitecto Carlos Chambers Ramos e o engenheiro Raúl Maçãs Fernandes.

O seu modelo assistencial baseava-se na ideia de "aldeia de saúde" onde era feito o acolhimento e residência de doentes, que passavam a viver em comunidade agrícola, auto-suficiente. Este sistema era conjugado ainda com brigadas móveis (médicas e sociais) que percorriam o país, e por consultas externas, com acompanhamento em ambulatório, sempre que viável.

A assistência médica e social conjugava-se com a formação profissional e a reabilitação educativa, praticando-se também a ergoterapia e a ludoterapia.

Bem equipado, este hospital colónia possuía residências para doentes e funcionários, capela, internamento hospitalar, asilo, creche e preventório, escola, laboratório, farmácia e bloco operatório, e oferecia diversas especialidades médicas como a fisioterapia, a obstetrícia, a psiquiatria, a oftalmologia, a estomatologia, a radiologia e a cirurgia reconstrutiva, entre outras.

Constituiu um pólo de investigação epidemiológica e um centro dinamizador do ensino de leprologia, nomeadamente através da realização de Cursos Internacionais, promoção de visitas de estudo e da publicação da revista "Rovisco Pais: Revista Portuguesa da Doença de Hansen".

 

Em 2016, com o objetivo de valorizar e preservar a memória do antigo hospital, o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais candidatou-se a apoio financeiro da SASAKAWA MEMORIAL HEALTH FOUNDATION (Japão) através do projeto "Memories in the only National Leprosarium – Hospital Cologne Rovisco Pais”. Com a aprovação da candidatura no ano seguinte, deu-se início ao restauro e conservação de parte do seu espólio fotográfico, o qual pode ser agora consultado nesta plataforma. Em 2019/2020 foi criado o site Hansen Stories (www.hansen-stories,pt) para publicação de testemunhos de antigos funcionários e doentes daquele hospital.

Com vista a fomentar a colaboração no "resgate de memórias" representadas nestas imagens, o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais convida todos os interessados a participar na melhoria da sua identificação, através de contributos, os quais poderão ser concretizados pela inserção de comentários ou mediante correio eletrónico.

Read more

Showcase

Testimonials

Have something nice to say about Hospital Colónia Rovisco Pais? Write a testimonial