Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer há 50 anos, o Auditório Ibirapuera foi construído e doado pela empresa TIM Celular à Prefeitura do Município de São Paulo, sendo inaugurado em outubro de 2005.

“A música é uma linguagem usada por todos os povos para superar barreiras e diferenças. E nenhum povo domina essa linguagem com tanto talento quanto o povo brasileiro. A música faz parte da alma brasileira. Por isso a TIM investiu no projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para o Ibirapuera. O objetivo da TIM, ao viabilizar a construção do Auditório, foi oferecer aos paulistanos um espaço com conforto e qualidade para que eles possam viver a música sem fronteiras”, afirma Mario Cesar Pereira de Araujo, presidente da TIM Brasil.

As obras tiveram início em 23 de fevereiro de 2003, com o lançamento da pedra fundamental e o edifício foi entregue em dezembro de 2004, como um presente da empresa à cidade de São Paulo pelos seus 450 anos. O Auditório foi construído sob supervisão do escritório de arquitetura de Oscar Niemeyer, que acompanhou pessoalmente as adaptações necessárias ao projeto original e teve um investimento da TIM de R$ 29 milhões.

Com 4.870m2 de área construída, o Auditório Ibirapuera é utilizado para atividades culturais compatíveis com sua dimensão e vocação, notadamente espetáculos musicais, além de dar espaço para o desenvolvimento de novos talentos da música e promover o encontro entre culturas e expressões musicais diferentes, no âmbito nacional e internacional.

O palco do Auditório merece destaque especial: uma boca de cena de 28 metros e 15 metros de profundidade. A capacidade interna do Auditório é de 800 pessoas. Além disso, uma porta de 20 metros, localizada no fundo do palco, quando aberta, permite espetáculos na área externa para aproximadamente 15 mil pessoas. O Auditório Ibirapuera abriga ainda em seu subsolo a Escola do Auditório, que visa o ensino de aperfeiçoamento musical para estudantes da rede pública e a possibilidade de acesso aos diferentes modos de aprendizagem que a engrenagem de funcionamento do auditório pode proporcionar, como por exemplo: cenotécnica, técnica de som e luz, produção de shows, entre outros. Também incentivará a presença de público jovem no meio musical por meio de programas específicos de formação de platéias

“A utilização do Auditório pode se estender a espetáculos de música programados para realização externa e interna, já que a abertura do palco para o exterior, os camarins e outros serviços imprescindíveis estão disponíveis”, diz Oscar Niemeyer.

O Auditório abriga três grandes obras de arte: logo na entrada principal existe a escultura de Oscar Niemeyer, intitulada “Labareda”, no hall principal há a escultura da artista plástica Tomie Ohtake e no hall central da Escola do Auditório há um painel artístico de Luis Antônio Vallandro Keating, com 16 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, intitulado “Ensaio de Orquestra”.

Photos of Auditório Ibirapuera (5)

  • AK3009114-3 by Anita Kalikies
  • AK3009111-11 by Anita Kalikies
  • AK3009115 by Anita Kalikies
  • AK3009112 by Anita Kalikies
  • Bike racks on a sunny day by Carlos Alkmin
 

Following (416)

See more...

Testimonials (0)

Auditório Ibirapuera doesn't have any testimonials yet.

Name:
Auditório Ibirapuera
Joined:
September 2009