IURY MATIAS é músico profissional e atuou em vários estados do Brasil entre 2005 e 2013, quando se muda para a Europa onde e passa a realizar apresentações na Espanha, Itália, Suíça, Bélgica, passando por Cabo Verde e Portugal. Elegeu a cidade do Porto como residência, vivendo atualmente em Portugal e desenvolvendo seu trabalho autoral, bem como outros projetos.

Natural da cidade de Natal, no nordeste do Brasil, iniciou seus estudos em música em 2003 e em 2005 recebeu o prêmio Jovem de Sucesso, pelo jornal “O Público”. Participou de projetos culturais e festivais internacionais como; 14ª Noite de Guitarra (CBV), MIMO Festival (PT), Feira Mundial da Palavra (CBV), Festival Ponto de Guitarra (PT), Petit Fai Festival (BEL), Festival Trezecatorze (ESP) e no Brasil; Circuito Ribeira, Projeto 6 & Meia, Som da Mata, Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, Festival Música na Ibiapaba, Curso Internacional de Verão de Brasília/DF, Circuito Fora do Eixo, Semana da Música. Acompanhou artistas os Caio Padilha, Letto, Riccelly Guimarães, Silvia Sol, Diana Rafaelly, dividindo palco com Elza Soares, Zezé Motta, Gabi Buarque, Livia Mattos, Armando Tito, Camila Reis, Sami Tarik, Ricardo Baya, Jubileu Filho, Sérgio Groove, Coutto Orquestra, Gilberto Cabral, Carlos Zens, Márcio Resende.
Com o grupo Boa Ideia realizou apresentações e concertos didáticos por alguns estados do Brasil, recebendo o troféu Maestro Theódulo Fernandes durante a I Mostra de Música Instrumental em 2012. Ao lado de Klênio Barros e Kleber Moreira, seus companheiros neste projeto, produziu e dirigiu o disco Colcha de Retalhos, de Riccelly Guimarães, com quem excursionou pelo Brasil durante alguns anos integrando sua banda. Durante este período produziu e dirigiu também o disco de Silvia Sol e acompanhou a cantora como guitarrista, realizando shows na Casa da Ribeira e Teatro Alberto Maranhão. Ao lado de Caio Padilha, integrou o grupo 3 da Matina, gravando um disco e realizando várias apresentações durante este período, compondo em parceria com este artista e outro projeto envolvendo também o artista Riccelly Guimarães, tendo colaborado com os shows de lançamento do disco “Arrivals: Rabecas e Arribaçãs” (2016), de Caio Padilha, eleito um dos melhores discos brasileiros de 2016, com reconhecimento do Ministério Brasileiro da Cultura em 2017. Em parceria com o trombonista Klênio Barros apresentou composições autorais, sendo uma delas gravada no álbum “Segredos” (2010) e com Diogo Guanabara e Henrique Pachêco, compôs canções que foram lançadas nos discos “Boas Novas” (2010) e “Patuá” (2014), da cantora Camila Masiso.

Vivendo na Europa atuou em vários palcos, conhecendo e tocando com músicos de vários países como Moçambique, Chile, Cabo Verde, Uruguai, participando de vários festivais, como; MIMO Festival (PT), Feira Mundial da Palavra (CBV), Festival Ponto de Guitarra (PT), III Festival de Percussão Musicflat (PT), Festival Andanças (PT), Petit Fai Festival (BEL), Festival Trezecatorze (ESP), 14ª Noite de Guitarra (CBV). Excursionou de norte a sul de Portugal e outros países com alguns artistas e grupos como Rogerinho do Acordeon (SWI), Lilian Raquel, Guri (ITA), Samba sem Fronteiras, com este ultimo chegou a gravar algumas de suas composições que foram lançadas em dois EPs em 2016. Integrou o projeto Bossa Libre, grupo que faz releituras de músicas brasileiras e de outros países latinos numa conexão entre os arranjos vocais e toda uma diversidade rítmica dessas culturas. Em parceria com a cantora portuguesa Denise Machado realiza concertos pela cidade do Porto com o duo CARAPIM, onde dialogam musicalmente através de suas influências e experiências profissionais, obtendo ótima repercussão desde o início desta parceria três anos atrás. Fez participações em grupos, projetos e artistas portugueses como Orquestra Bamba Social, Batucada Radical, Nuno Bastos, Escola de Samba Vai quem quer de Estarreja.

Retomando a proposta autoral em 2016, estreou seu projeto autoral na Europa com o show case “Cenário do Porto”, realizando apresentações a solo em algumas salas na cidade do Porto/PT, sendo convidado a seguir para apresentar este show em outros espaços, onde o realizou em duo e trio também. O “Cenário do Porto” chegou a alguns espaços culturais de Portugal, como; Gato Vadio, Casa da Horta, Embaixada Lomográfica, Chiado Café Literário – A Casa da Boavista, PÁRA – Espaço Literário e Cultural, Zona Livre Associação Cultural. Em 2017 foi convidado a integrar a programação do Sarau Cultural em Lisboa, durante o mês de junho com a cantora Joana Angélica, passando pelo Água de Beber, Mesa Kreol, Mezinhas de Alfama. Em agosto o “Cenário do Porto” vai ao Festival Trocópar, em Frossos (PT), voltando ao cenário lisboeta em setembro na Casa do Brasil de Lisboa, onde integrou a programação cultural dos 25 anos de sua fundação. Em outubro o cantautor levou o “Cenário do Porto” a Aveiro, participando da programação do Mercado Negro Associação Cultural, chegando ao palco do Hard Club do Porto durante a Urban Market Especial 20° Aniversário do Hard Club. Durante o ano de 2017 o músico circulou também com o concerto intitulado “Senhor Violão”, no qual o repertório dialogava entre a obra de compositores brasileiros em arranjos para guitarra acústica, peças de violão e composições originais neste formado. Entre agosto e dezembro instalou na Casa da Boavista o projeto “Iury Matias convida...”, onde o músico realizou dezoito concertos, recebendo semanalmente cantores e instrumentistas em performances a duo, representando a diversidade cultural entre Brasil, Portugal, Angola, República Tcheca, envolvendo artistas que residem ou estão de passagem pelo Porto, dentre os quais a soprano portuguesa Marina Pacheco.

Este ano o “Cenário do Porto” começou em grande, sendo apresentado na Casa da Música (Porto) dentro de uma programação cultural que costuma acolher os principais projetos autorais de artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal. O concerto passou também pelos palcos da associação cultural Rés-da-Rua e do Círculo Experimental de Teatro de Aveiro, compondo a programação de verão da Casa do Povo (Ovar) onde dividiu palco com renomados artistas e projetos portugueses como Tomara e João Hasselberg. Seguiu para a Ilha do Sal em Cabo Verde, onde participou da 14ª Noite de Guitarra, sendo a atração internacional do evento e partilhando música brasileira com o público e com grandes nomes da guitarra caboverdeana como Jo diBango, tendo a honra de tocar ao lado do lendário guitarrista Armando Tito, que acompanhou Cesária Évora durante a maior parte de carreira.

Além do seu trabalho autoral como cantautor e compositor no universo da música instrumental, desenvolve um trabalho de produção e direção musical no duo MODULATUS Project, no grupo Samba Modificado e no projeto autoral do compositor Iúri dos Santos, sendo este último o autor do disco “Tempo Tanto” de músicas originais, gravado em Portugal a ser lançado ainda em 2018.

Iury Matias é formado em licenciatura em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, técnico em música com habilitação em guitarra elétrica (UFRN) e aluno do mestrado em musicologia na Universidade de Aveiro, atuando também na área da música como compositor, arranjador e produtor musical. Foi professor de música em escolas regulares de ensino da rede pública e privada no Brasil. Em Portugal foi professor de guitarra, harmonia, classe de conjunto e formação musical da escola de artes Palco Central durante dois anos e realizou o projeto de concertos didáticos “Aula Show” em espaços culturais em Portugal e para a EMAT – Tututa Escola de Artes da Ilha do Sal (CBV).

www.facebook.com/iurymatiasoficial

www.youtube.com/watch?v=GNP462YOMvE&list=PLhBM376GpYH...

soundcloud.com/iurymatias-1/guaramiragens

soundcloud.com/iurymatias-1/para-o-outro-violao

www.flickr.com/people/151657443@N07/

IURY MATIAS (QuartodeMundoProduções)'s favorite photos from other Flickr members (3)

  • IMG_5434 by JulianoGMattos
  • IMG_5451 by JulianoGMattos
  • IMG_5443 by JulianoGMattos
 

Following (1)

 

Testimonials (0)

IURY MATIAS (QuartodeMundoProduções) doesn't have any testimonials yet.

Name:
IURY MATIAS
Joined:
June 2017
Hometown:
Natal/Brasil
Currently:
Porto, Portugal
Occupation:
Músico
Website:
https://www.youtube.com/watch?v=GNP462YOMvE&list=PLhBM376GpYHFsmuQYQ4hPJPQRn91PiqAN
Email:
quartodemundo [at] hotmail.com