new icn messageflickr-free-ic3d pan white

Drag to set position!

corbata1982 ADMIN November 11, 2008
"Aqui neste Grupo Porto Alegre, o mínimo que a gente espera de uma foto é que tenha algum vínculo com a cidade e não uma foto que poderia ser clicada em qualquer lugar do mundo."

www.flickr.com/groups/portoalegre/discuss/72057594098213757/

Group Description

Para todas as pessoas que amam esta bela cidade!

Porto Alegre é a capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. É localizada junto ao Guaíba, no extremo sul do país, a 2 111 km de Brasília. A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos portugueses em 1742. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães, poloneses e italianos (também recebeu imigrantes árabes). O feriado de Porto Alegre é o dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade. É uma das cidades onde o desenvolvimento humano é mais elevado no Brasil. É considerada por muitos especialistas uma das melhores cidades para se viver no Brasil. É a Maior região metropolitana do sul do pais, com cerca de 4,1 milhões de pessoas em 2006.

Fundação: 26 de março de 1772
Gentílico: porto-alegrense
Lema: "Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre"
Prefeito: José Fogaça
[[PPS]], no cargo até 2008
Localização: 30° 01' 58" S 51° 13' 48" O
Estado: Rio Grande do Sul
Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre
Microrregião Porto Alegre
Região metropolitana: Municípios limítrofes Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Triunfo e Viamão.
Distância até a capital: 2.111 quilômetros

Características geográficas:

Área: 496,827 km²
População: 1.440.939 hab. est. 2006
Densidade: 2.900,3 hab./km²
Altitude: 10 metros
Clima: subtropical Cfa
Fuso horário: UTC -3

HISTÓRIA

O primeiro nome dado à atual Porto Alegre foi o de Porto de Viamão, no século XVIII. Como ainda não existia um centro urbano, os estancieiros da região aproveitavam o Guaíba como meio de comunicação com Rio Grande e Rio Pardo. A região, na época conhecida como campos de Viamão, era um distrito de Laguna (em Santa Catarina). O porto, assim, era conhecido como Porto de Viamão.
Em 1740, a área foi concedida como sesmaria a Jerônimo de Ornellas, português nascido na ilha da Madeira. Em decorrência, o porto passou a ser chamado de "Porto do Dorneles". De acordo com o historiador Walter Spalding, o porto propriamente dito ficava na foz de um pequeno riacho, onde atualmente está localizada a Ponte de Pedra do Largo dos Açorianos.
Nessa mesma época, o governo português incentivou a vinda de casais açorianos à região, com o intuito de resolver dois problemas: o primeiro era o superpovoamento das ilhas dos Açores, e o segundo era assentar a dominação portuguesa no sul do Brasil, região ameaçada pelas colônias espanholas do sul e oeste do continente sul-americano. Assim, em 1752 chegou a primeira leva de casais açorianos, que se instalaram no então Porto de Dorneles e serviram de ponto de apoio aos novos casais imigrantes que chegavam para se instalar em outras regiões do Rio Grande do Sul. Com essa leva de casais, o porto passou a ser conhecido como o "Porto dos Casais".
Em 1763, com a invasão espanhola da cidade de Rio Grande, então capital do Estado, a sede do governo acabou por ser transferida para Viamão, cidade adjacente ao Porto dos Casais. Com o desenvolvimento do porto e sua posição estratégica à beira do rio Guaíba, o governador da época, José Marcelino de Figueiredo, resolveu transferir a capital de Viamão para Porto dos Casais em 1773, trocando nessa ocasião o nome para Porto Alegre.



Grupos relacionados:

www.flickr.com/groups/riograndedosul/
www.flickr.com/groups/analogportoalegre/
www.flickr.com/groups/ccmq/
www.flickr.com/groups/redencao/
www.flickr.com/groups/poa/
www.flickr.com/groups/99045209@N00/

Additional Info

  • This group will count toward the photo's limit (60 for Pro members, 30 for free members)
  • Members can post 3 things to the pool each day.
  • Accepted content types: Photos, Videos, Images, Art, Screenshots
  • Accepted safety levels: Safe
Groups Beta