admin
Daniel Ribeiro ® 8:34pm, 8 November 2010
Boa tarde pessoal! Eu gosto de ouvir as histórias das câmeras dos amigos, então resolvi criar este tópico.

Eu tenho uma Olympus OM-1 que comprei no centro de Campinas quando resolvi fotografar com SLR. Foi minha primeira câmera, toda mecânica, da década de 70.

Algum tempo depois conheci o Léo Alves, que foi meu primeiro contato com a galera que fotografa aqui em Campinas. Ele tinha uma OM-10 e queria repassá-la. Foi amor à primeira vista e hoje ela é minha segunda câmera!

Hoje de manhã chegaram minhas lentes que comprei no ebay pela bagatela de 20 dólares. Agora tenho um set razoável para minhas OM`s.

Abraços!
fabio.amano [deleted] 7 years ago
Olá a todos!!!
Muito bacana este tópico Daniel.
Tbm sou um apaixonado pelas analógicas e se pudesse só fotograva com filme..hehehe...

Bom eu começei com uma Pentax K1000 na época de Faculdade, desde antes já era apaixonado por fotografia, meu pai tinha umas Olympus Pen e Trip e hoje tenho uma Trip que é fantástica, meu xodó!

Mas fiquei um bom tempo sem fotografar com filme até que me despertou novamente esta paixão, adquiri uma Olympus OM1 no Centro de SP lá na 7 de Abril e desde então não larguei mais as analógicas.

Já cheguei a ter a OM1, OM2, OM3 e uma OM4...hehehe.. mas hoje só tenho Canon, duas F1 sendo uma a New, uma FTb e uma A1.. são minhas preferidas depois das OM1 e OM3.

Tive que dar uma freiada nos impulsos se não a coleção não parava mais..hahaha... e hoje tento sempre revezar as saidas, cada vez faço com uma delas.... e sempre é um grande prazer!

Abraços a todos e estou curioso sobre as demais histórias.
admin
Daniel Ribeiro ® 7 years ago
Pô, Fábio, porque você se desfez das maravilhosas OM?

Abraços!
berega 7 years ago
eu venho da escola do negativo... estou com 40 anos mas fotografo desde os 10. naquela epoca nem se sonhava com a digital... computador mesmo se ligava na tv e a midia gravavel era uma fita k7 q se conectava no computador e se "tocava" o programa ou arquivo para ele carregar... uma viagem...
minhas maquinas na epoca eram uma leica mIII decada de 50, uma kodak instamatic e uma yashica-mat 6x6.
a unica q ainda existe é a yashica-mat. tenho ainda uma zenit 12xp q fotografei por muitos anos nas minhas viagens como biologo.... está encostada e vou passar adiante pq nao me interessa mais, apesar de muito valente.
fui pro digital... comprei uma prosumer fuji de 5mp q cheguei a obter um 2o lugar num importante concurso fotografico nacional (saiu na fotografe melhor de 2009) e com a grana e mais a venda da maquina comprei uma nikon d90 q ainda uso.
mas depois de um tempo, querendo me aprofundar na fotografia arte, voltei pro filme... comprei uma nikonos v e lente subaquatica 35mm e mais recentemente um sonho de consumo antigo... uma nikon f4 q estou apaixonado. uma grande maquina.
assim q puder vou bater algumas fotos com a velha yashica com filme 120mm... ela é bem limitada com sua lente fixa de 75mm, mas para panoramicas e fotos de arquitetura é muito interessante.
minhas fotos, excetuando as de algum trabalho em especifico, sao em geral 80% monocromaticas (p/b). é onde me sinto mais a vontade... alem do mais eu trabalho muito a imagem pois revelo, escaneio ou refotografo digitalmente atraves da projeção do negativo para dar texturas, e depois ainda trabalho ela no photoshop para dar algum tom, tornar positiva, arrumar algum detalhe, etc.
pelo q podem ver, nao sou puritano na foto. objetivo um resultado final, mas trabalho o processo tb. quero dar uma "historia" para a imagem. e lanço mao de todas as ferramentas q tenho: lentes, maquinas, filmes, processo quimico e digital.
abraço
admin
Daniel Ribeiro ® 7 years ago
Fala Rodrigo,

Pelo jeito você se diverte bastante com todo esse processo. Um dia eu ainda chego lá!

A propósito, a Nikon F4 não é a câmera que foi pro espaço em uma missão da NASA?

Abraços!
berega 7 years ago
nao sei daniel.
mas se foi acho q fez o serviço bem feito... pro espaço ela nao doi o pulso do astronauta pq pesa mais de 1kg so o corpo... se usar uma lente de ferro como uma 105mm antiga q tenho chega proximo aos 2kg..
abs
admin
Daniel Ribeiro ® 7 years ago
Pelo jeito ela foi mesmo hehe

www.nikonweb.com/nasaf4/
f/2.0 fotografia | Pedro Portela [deleted] 7 years ago
Olá!!

Neste momento uso uma Mamiya 645 AF com objectivas de 55, 80 e 150mm para casamentos e retrato.

Uso uma Nikon F100 para paisagem com objectivas de 24/2.8, 35/2, 50/1.8 e 85/1.4.

Um abraço!
_Paulo_ 7 years ago
Olá, para mim e motivo de orgulho participar de um grupo só de fotografia analógica.

Eu comecei a fotografar usando uma Canon analógica compacta, foi minha primeira câmera, depois comprei uma digital Fuji S5000, depois de um tempo o sensor dela queimou e eu comprei uma Nikon D40X. Fiz um curso de fotografia aqui em Belo Horizonte e uma das aulas era sobre câmeras analógicas, neste curso, peguei pela primeira vez em uma SLR 35mm Pentax K1000 foi amor ao primeiro click. Hoje tenho uma K1000 e uma KM com lentes 28, 50 e 135mm, uma Nikon FM2 e uma F80, ganhei de presente uma Canon EOS Rebel com lente 28-105, ainda tenho a Fuji S5000 (eu mesmo troquei o sensor) e as digitais D80 e D90.
Tive também uma Yashica MAT.

De todas, a minha preferida é a Pentax KM, clássica, robusta e simples.

Um abraço a todos.

Paulo Roberto.
PauloMagooFilm 7 years ago
Boa noite a tds e obrigado daniel, pelo connvite.

Velhos conhecidos por aqui rsrsrs, gente da melhor qualidade,essas são mihas neguinhas, mas já tive também F801 e F100, que não na foto, mas minha primeira em 1984,foi uma Canon

Minhas armas
admin
Daniel Ribeiro ® 7 years ago
Olá Magooo! Show de bola esse seu equipamento hein?

Eu sou apaixonado por Olympus OM, mas as Nikon são minha próxima opção de câmera! E elas contam com as excelentes lentes NIKKOR que servem nas digitais, muito bom.

Eu que agradeço pela sua adesão ao nosso grupo. Agora vamos nos divertir bastante e trocar várias idéias.

Abraços!
MOD
João Atala Posted 7 years ago. Edited by João Atala (moderator) 7 years ago
Olá amigos,
Primeiramente olá a todos e congratulações ao grupo.

Minha primeira câmera foi a Nikon F3HP que ainda uso. Era do meu pai e ele me deu pois estava de lado e eu havia desenvolvido um grande interesse pela máquina. Com ela ele me deu algumas lentes maravilhosas que ainda uso. A 50mm ƒ1.4, a 85mm ƒ2 e a 28mm ƒ2.8.Depois comprei minha segunda Nikon, uma N80, mais eletrônica e com recursos mais complexos. Paralelo a fotografia em filme, minha paixão por polaroid havia crescido tanto que comprei minha primeira polaroid land camera, uma 215. Amei a câmera e comprei logo em seguida a polaroid 180, que tem visor feito pela Zeiss e obturador de leaf e tudo mais. A SX-70 foi um presente de outro amigo fotógrafo. Em médio formato, minha primeira foi a Rolleiflex automat ƒ3.5 e a holga. Com essas duas câmeras começei a me viciar pelo negativão. Recentemente comprei uma Hasselblad 503cw com objetivas zeiss 80mm e 150mm, que é minha filha. Outro dia em uma feira de usados na california comprei uma 35mm contax 139 Quartz que me ganhou totalmente e pegou o lugar da Nikon na minha mochila.

Acho que é isso.
abs
Tang H. Sheng Posted 7 years ago. Edited by Tang H. Sheng (member) 7 years ago
Bom, turma, sou um amador de fotografia, sempre gostei da fotografia e comecei a "clicar" bem cedo...aos 10 anos, fotografava com uma Praktica ML3 do meu pai, não deixava escapar nada na frente da lente...e aos 15 anos, ganhei a minha 1a. câmera zero, uma Canon A-1, nessa época estudava bastante sobre as técnicas fotográfica e li bastantes revistas/livros....

Mas parei qdo. ingressei na faculdade e depois de formar, comecei a trabalhar/namorar e casar...hehehe...só voltei a fotografar mesmo, qdo. consegui a minha 1a. Leica , aos 39 anos(admirava Leica nas revistas, porque não tinha $$$ para comprar) e de lá para cá não parei mais....esses últimos 05 anos, também experimentei as Nikon FM/F100/F5, as Canon EOS 3/ EOS1V, a Rolleiflex, a Hsselblad, a Mamiya 645, a Pentax 645N..etc. sem falar das digitais....

Hoje em dia, uso as Leica/Hasselblad, continuo fascinado pelas películas e faço principalmente as fotos p&b.

Bom, aqui termina um breve relato da minha vida fotográfica até presente momento......

Abraços a todos!

Tang
a.ninguem 7 years ago
É sempre bom falar das câmeras que nos acompanham.

Eu comecei à tirar foto (o que é bem diferente de fotografar...) com uns 10 anos. Meus pais me deram uma Ektra10 (que eu ainda tenho, mas que devido à soberba idéia de girico que a kodak sempre teve, não serve mais para nada, já que o filme usava um cartucho especial, numa bitola bizarra e foi descontinuado.)

Mesmo nessa época eu ficava de olho na Trip35 do meu pai, mas ele não deixava nem eu nem meu irmão encostármos na menina.

Quando eu fiz uns 14 achei as câmeras do meu avô e comecei à tirar fotos com uma Exakta Varex IIb. Um tanque. Foi um ótimo treino, acabei aprendendo/entendendo fotometria e compensações e o que mais vem no pacote. Também conheci o médio formato com a Agfa Isolette que estava na mesma mala. (ainda uso essa, funciona perfeitamente. A Exakta está com um problema que eu espero encontrar alguém de confiança logo logo para arrumar).

Com 17 comprei minha primeira câmera. Zenit DF-300 (ainda minha principal) e voltei à tirar fotos direto. E comprar lentes e acessórios.

Novamente, "emprestei" as coisas do meu avô. Ele tinha um laboratório P&B inteiro em casa, mofando. Acho que era do meu tio avô que infelizmente morreu muito cedo.

Montei tudo no banheiro da forma mais tosca e mal vedada possível, coloquei uma lâmpada comum no ampliador e usando químicos e papéis que tinham vencido antes mesmo de eu nascer, fiz minhas primeiras ampliações. Eu não tinha fixador, então mesmo que interrompido no vinagre, o pouco que esses papéis registraram foi apagando com o tempo. (inacreditável que químicos com 40 anos de idade funcionaram)

Resolvi ocupar um banheiro dos fundos de casa e transformei no laboratório. Comprei os químicos novos e uma lâmpada apropriada. Assim foi a minha era mais P&B. Noites varadas no escuro. Dias fedendo químico e tossindo que nem um maldito.

Passei uns tempos depois disso longe do lab. Saí da casa dos meus pais. Sempre fotografando um pouco. Mas há pouco tempo retomei a vontade pela coisa. Comprei uma Lubitel 2, uma Olympus Pen EE e juntei todas as câmeras que já passaram pela minha vida, incluindo a trip35 do meu pai, que tava encostada e eu finalmente pude pegar. Tem mais algumas que um dia valerão uma experiência (kodak brownie, agfa iso-rapid IF...e outras coisas estranhas que precisarão de um jeitinho).

Também acabei dando uma polaroid para minha garota, mas acabou que eu não me contenho e uso mais que ela.

Mas o que mais me dá vontade é arrumar um cantinho em casa para poder voltar à revelar e ampliar fotos. Antes que seja tarde demais para achar os itens necessários.

Bom, perdi a noção nas palavras. Mas foi bom lembrar.

Ah.....tem uma que ainda entra no grupo.........começa com L e termina com eica...........fico namorando a vitrine na 7 de abril......quem sabe um dia.

Valeu!


ninguem
juliamouraoc 7 years ago
Olá!
Sempre fui apaixonada por analogicas. Começei com a diana mini e Hoje em dia eu uso a Diana F+ Pink, e, por ser pintora, prefiro fotos artisticas e analogicas. E nao tem camera melhor p isso! Pretrendo comprar o kid diana F+ pelos acessorios, é um paraiso!
Dimitry Gobbo 6 years ago
Revivendo o tópico e me apresentando:

Tenho uma Praktica MTL-50 fabricada na Alemanha. Essa câmera era do meu pai. Desde pequeno sempre quis tirar fotos com ela e ele não deixava.
Agora, depois de 10 anos parada resolvi tira-la do armário, comprei um filme e estou aprendendo como fazer (não sabia nem montar o filme). Ainda não acabei com o primeiro rolo, mas assim que revelar já coloco algumas fotos.
Jarbas Ferreira 6 years ago
Boas rapaziada,

Quando nasci , não ganhei chupeta e sim uma grande pentax k1000 acompanhada de um P&B ilfford . . k k k k e não desgrudei mais . .. passei sim um tempo deixando-a encostada mas nuncaa esquecida . . .

[https://www.flickr.com/photos/jbsam/6434488581/in/photostream]

Abs
maly.bio Posted 6 years ago. Edited by maly.bio (member) 6 years ago
Registro antigo, tenho de uma Yashica, compacta, não lembro o modelo. Era da minha mãe, e eu adorava mexer, mas que se perdeu no curso do tempo...
Há, aproximadamente, dois anos, ganhei uma "Snap Sights!", toda de plástico, uma "toycamera". O fato de fotografar sem ter uma pilha ou um fiozinho sequer, deixou-me encantada! Queria todas as câmera não digitais que passassem por mim... Hoje tenho várias compactas. Entre as minhas câmeras favoritas estão uma "Zenit 12xp", uma "Kapsa, pinta vermelha", uma "Minolta Ps, panorâmica" e a própria "Snap Sights!", que ainda tem valor afetivo agregado (rs).
Eduardo Andrade ® Posted 5 years ago. Edited by Eduardo Andrade ® (member) 5 years ago
(Atualizado)

Bom, a primeira a gente nunca esquece, né... Foi uma Olympus Trip 35. Depois vieram muitas outras, nossa, nem me lembro mais, mas tive Fuji, Canon e Yashica, todas amadoras, do tipo compactas point-and-shot.

De 2 anos pra cá é que a coisa ficou mais séria, hehe...

Atualmente, tenho:
1 Canon 40D (digital)
1 Canon Elan 7 (filme)
1 Canon AE-1 program (filme)
1 Yashica Electro 35 GSN (filme)
2 Nikon F100 (filme)
1 Nikon D70 (digital)
1 Nikon D200 (digital)
1 Minolta Hi-Matic 9 (filme)

Dentre TODAS, a minha preferida é a Nikon F100. Parece um relógio suíço, de tão precisa que é. Tem uma pegada gostosa, é encorpada, veste perfeitamente na minha mão. O shutter faz um som alto, é firme e impõe respeito. Os comandos estão exatamente onde devem estar, a ergonomia é excelente. O corpo é de metal e muito resistente, parece um tanque de guerra. Enfim, gostei tanto da F100, que comprei duas, em um espaço de poucos meses, p/ garantir que vou ficar muito tempo usando essa belezinha...
Gui Saad [deleted] Posted 5 years ago. Edited by Gui Saad (member) 5 years ago
Oi a tod@s.
Parabéns Daniel pela iniciativa do grupo...muito bacana!

Ganhei uma Yashica 109 Multiprogram analógica a cerca de 1 ano do meu primo (já usada mas em ótimo estado) pois como viajo muito a trabalho ele quis que eu começasse a registrar muitas paisagens Brasil afora. Comecei a usá-la para aprender melhor sobre fotografia (luz, velocidade, ISO,...) e acabei me viciando no barulhinho do click com o filme rodando e com a sensação de euforia quando revelo o filme.

Hoje em minhas constantes viagens a trabalho sempre ando com ela a tiracolo tirando fotos, mas optei por andar tb com uma digital pequena junto, fazendo uma espécie de backup digital na hora das fotos que tiro com a analógica.

Estou arrumando todo meu acervo de fotos digitais e postando aos poucos no flickr, mas ainda não comecei a scanear as fotos analógicas...assim que elas foram scaneadas, começo a divulgá-las no grupo.

Abraço e até mais.
Gui Saad
ps: na foto do perfil flickr estou com ela em ação...
Cacá Filho 5 years ago
Uma Zenit 12x, é uma Russa!! hahaha
era do meu pai.. achei no armário abandonadonaa!!! uma pena.. vou reavive-la!! \o/
assim q tirar as fotoos e revela-las irei posta-las!! =]
Groups Beta