Sticky 

Lucro - Feltro

Ateliê Bambolê 2:23pm, 10 November 2009
Olá, tudo bem?

Tenho uma dúvida e eu não sei se é educado perguntar, mas preciso de ajuda.
Minha mãe está desempregada e estamos começando a fazer produtos em feltro, mas pelas minhas contas, não tenho certeza se dá para viver só de artesanato. Por exemplo, se eu der conta de fazer 15 bichinhos pequenos por dia e tiver lucro de R$2,50 em cada e multiplicar este valor por vinte dias trabalhados por mês, dará R$ 750,00 por mês. E isso se eu conseguir fazer esta produção diária e se eu conseguir vendê-la diariamente.
Assim, estou com um pouco de receio, se é melhor procurar outro emprego, ou investir em artesanto. Qual a experiência de vocês? Dá para viver só de feltro?

Agradeço se alguém responder!
bjs
cortegaca 9 years ago
Olá :-)

Eu, pelo menos não consigo..... Além de um hobby, é apenas para comprar mais material, e para umas coisitas, nada de especial....
Além de que tens de ver que nem todos os dias se vende.... Não quero ser pessimista, mas podes sempre tentar colocar em lojas, e assim ir amealhando alguns trocos :-)

jokinhas e boa sorte
Susana
Ateliê Bambolê 9 years ago
Pois é! Eu amoa rtesanato, mas tenho muito receio em viver só disso, pois não sei se conseguirei. Vou continuar a fazer e trabalhar bastante e pedir que Deus abençoe.
Obrigada, Susana!
Arte Arteira - Feltro 9 years ago
Oi amiga,
Eu trabalho com feltro a muito tempo, 03 anos, vendo muito, mas viver só de trabalhos manuais é muito dificíl, pois tem meses que tu tira o pé da lama, mas tem meses que não tem muitas vendas, temos que ter sempre uma renda extra, a minha é o sálario do maridão....heeheheh, por isso posso me dedicar ao artesanato e ficar com meus ganhos. Tente conciliar outra renda.
Bjokas
Ateliê Mãos Ungidas Ana Cristina Posted 9 years ago. Edited by Ateliê Mãos Ungidas Ana Cristina (member) 9 years ago
ola querida, trabalho com artesanato a 4 anos e digo com sinceridade que pelo menos aqui na minha cidade não da para se viver só de artesanato, adoro o que faço e por isso não desisti até hoje, pois a concorrencia é muito grande e tem muitas pessoas que cobram bem menos mas com pouca qualidade, e as pessoas nem sempre procuram qualidade mas valores, e isso desanima um pouco mas desistir nunca, pra voce ter uma idéia tem pessoas que vem aqui pedem para eu fazer um modelo de lembrancinha para ver como fica e depois manda outra fazer no lugar que cobre bem menos, como sei disso???Cidade pequena, site de fotos que todos os eventos estão registrados, ai só da uma olhada e la esta a fulana que veio na sua casa com a festa pronta

beijos querida
cris alam 9 years ago
Até vcs ficarem conhecidas leva um tempo!! Dá um trabalho danado fazer estes bichinhos,tudo bem que se faz com prazer, mas o lojista só quer ganhar e vai te pagar muito pouco!! Eu já deixei ums trabalhos meus em feltro em uma loja (consignação) e eles lucraram 3X mais e niguem ficou sabendo quem era o artesão.
Eu faço porque adoro é minha terapia,e ainda ganho uma graninha !! Não é sempre.
Agora comecei a participar de bazares. Estou adorando ! Vc conhece muita gente bacana que te apresenta a outras que te indicam novos bazares ,vc fica sabendo onde realmente vale a pena , vc faz contatos. Estou nessa há 3 anos e só agora as pessoas estão me conhecendo, e já estou com planos de fazer novos trabalhos para 2010,pois vc aos poucos,se adapta ao mercado de bazares que é bem caracteristico. É um trabalho a longo prazo ,conheci muita gente que vive disto!! Se ganha dinheiro em datas especiais ,dia das mães ,Natal. Vc divulga seu trabalho e faz clientela.
Se vc gosta tudo bem ,faça acontecer! Mas se é só para sair do sufoco...é frustrante, muito trabalho p/ pouco.
Boa sorte !!! Bjkas Cris
Ateliê Bambolê 9 years ago
Agradeço a todos os comentários. É mto triste verificar que quem trabalha com artesanato sofre muito com pequenas picuinhas diárias e que passa por situações que às vezes desistimulam. Eu amo trabalhar com artesanato, acho lindo os trabalhos ricos que são desenvolvidos por muitas pessoas artesãs que na verdade são artistas.
Acho também que falta, ao menos em MG, mais associações livres de artesãos, que possam interagir, comprar produtos juntos, organizar bazares em clubes e associações.
Como diz a Arte Arteira, vou tentar conciliar com outra renda, talvez costura em casa.
Mas somo artesãs brasileiras, NÃO DESISTIMOS NUNCA! eheheh

Jesus nos abençoe sempre!
Obrigada!!!!
danuzamy 8 years ago
Olá, tudo que as meninas disseram é mto importante e é a realidade. Acho interessante vcs divulgarem bastante, contar p todo mundo, na vizinhança, na Igreja, nos lugares onde vc já trabalhou e ainda tem amizades, pros amigos dos amigos, e peça p as pessoas divulgarem o seu trabalho, nessas horas a humildade e a cara de pau contam mto, risos...ter sempre amostras prontas do trabalho em casa e ouvir das pessoas o que elas querem. Por ex: esse ano resolvi fazer algumas peças de Natal, mostrei p mta gente e graças a Deus vendi tudo que fiz, mas tiveram pessoas que olharam acharam bonitas e não compraram, MAS preste atenção, elas sempre fazem um comentario tipo, ah sabe o que eu vi e achei lindo aqueles móbiles de pimenta, nossa vi numa loja e achei mto lindo! Pronto ai esta sua proxima venda! Beijos boa sorte!
Groups Beta