flickr-free-ic3d pan white

Drag to set position!

Carlos Bettencourt ADMIN November 18, 2007
Bem vindos a todos ao grupo!

Para manter um guia de identificação “Aves nos Açores” é necessário que etiquete (tag) as suas fotos com o nome cientifico segundo Clements 6ª edição. Etiquetas (tags) fazem com que o conjunto (pool) funcione, a sua ajuda etiquetando as suas fotos será bem vinda. Deverá indicar o lugar onde tirou a sua foto no post.

Desde já agradeço! Esperamos que aprecie este grupo!

Group Description

[Por favor leia as regras!]

Este não é apenas mais um grupo para as pessoas partilharem fotos avulsas de aves.
É uma tentativa de construir um Guia de Identificação de todas as aves nos Açores. As características da ave devem ser claramente visíveis na sua foto para que a identificação da mesma não deixe dúvidas e deve estar etiquetada (tagged) com o respectivo nome científico (leia abaixo).


ANTES DE PARTILHAR UMA FOTO NESTE GRUPO, POR FAVOR CONSULTE AS REGRAS E INDICAÇÕES NAS REGRAS DO GRUPO.

Pode visualizar todas as fotos de uma espécie em particular usando os índices direccionais (hyperlink indexes). Estes índices são listas com os nomes das aves ordenados alfabeticamente e ao seleccionar um dos nomes poderá ver todas as fotos que existem no grupo relativas a essa espécie.
Existem listas de nomes de aves ordenadas alfabeticamente quer por nome português, quer por nome científico ou nome inglês. Seleccione abaixo para seguir para um dos índices:

Índice Nomes Português ::: Índice Nomes Científicos ::: Índice Nomes Inglês

Se precisar de ajuda para identificar uma ave, por favor, pergunte no tópico de discussão ”Ajuda ID Aves”. Lembre-se de indicar o local onde a foto foi tirada.

Lembre-se, por favor, siga as regras e directrizes indicadas nas Regras do Grupo. Caso não o faça, a sua foto pode ser removida do grupo sem aviso ou esclarecimento.

Há um conjunto de acções que PODE fazer para ajudar este grupo. Caso note que alguém partilhou uma foto sem a etiquetar, por favor, adicione as etiquetas você mesmo; qualquer membro pode etiquetar fotos no grupo – para isso não necessita de privilégios de administrador. Mais ainda, caso se trate de uma espécie que não consta nos índices ou que o índice não esteja activado, etiquete a foto com “PGavesacores”. Esta etiqueta será mais tarde apanhada e a espécie adicionada ao índice ou o índice activado.

free counters

Group Rules

=======================================================================
******** REGRAS e DIRECTRIZES PARA PARTILHAR FOTOS NESTE GRUPO ********
=======================================================================



ROTULAR AS FOTOS

É FUNDAMENTAL que cada foto partilhada tenha a etiqueta (tag) do respectivo nome científico. Se não o fizer a sua foto não será encontrada ao usar os índices e pode mesmo ser removida do grupo.

- Se sabe qual o nome comum da espécie mas não o nome científico, por favor, consulte a Avibase, ou caso a espécie já exista no grupo, talvez seja mais fácil pesquisar as nossas listas.

- Se não sabe qual a espécie então, por favor, não adicione a sua foto ao grupo até descobrir. Pode pedir ajuda no tópico de discussão “Ajuda ID Aves” neste mesmo grupo. Lembre-se de indicar o local onde a foto foi tirada.


Por favor, assegure-se que a sua foto tem também a etiqueta (tag) com o nome português e outra etiqueta (tag) com o nome inglês, isso permite à maioria das pessoas reconhecer mais facilmente as aves e pode também ser útil nas pesquisas pelo nome português e pelo nome inglês.

Os nomes são, por vezes, diferentes consoante a parte do globo, neste grupo usamos os nomes comuns seguindo a nomenclatura da lista da Clements (6ª edição). Pode consultar esta lista na Avibase.

Nota: Ao adicionar as etiquetas, use " " aspas em ambos os lados do nome para garantir que o nome aparece numa etiqueta só. Por exemplo, use "Passer domesticus" e não Passer domesticus.


O QUE ADICIONAR (e o que deve deixar de fora)

A ideia deste grupo é que as fotos possam ser úteis para a identificação das espécies. O ideal é que a foto contenha um grande plano de uma única ave, de preferência de corpo inteiro. Aves parcialmente fotografadas são aceitáveis se o que está visível é útil na sua identificação. Fotos de mais do que uma ave são aceitáveis se os detalhes forem suficientemente visíveis.

As aves não devem estar distantes, parcialmente escondidas ou contra luz, e as suas características devem ser claramente visíveis. Avalie a sua foto. Por favor, seja mais exigente com espécies comuns já bastante repetidas no grupo. Fotos de bandos são aceitáveis se, pelo menos, uma das aves seguir o critério pretendido. Bandos devem, por regra, ser evitados.

Fotos de aves tiradas nos Açores no seu habitat. Não aceitamos fotos de aves em cativeiro. Vamos ajudar a divulgar a avifauna existente na nossa Região.

As fotos de ninhos com ovos serão removidas. Fotos de aves com crias carecem de explicação de como foram fotografadas. A remoção ou não dessas fotos deste grupo fica ao critério dos administradores.


OUTROS REQUISITOS

Deve indicar o local onde a foto foi tirada.

Se souber, é útil adicionar etiquetas (tags) com outras características como a subespécie, o género, a idade, a plumagem, etc. Uma etiqueta com o género é útil pois permite buscas mais abrangentes. Ao colocar a etiqueta (tag) com a subespécie, por favor, use as três partes do nome científico (por exemplo, “Motacilla flava iberiae”) mas não se esqueça de acrescentar também a etiqueta (tag) com o nome da espécie (“Motacilla flava”).

Additional Info

  • Members can post 3 things to the pool each day.
  • Accepted content types: Photos, Images
  • Accepted safety levels: Safe
Groups Beta