SINES
Sines é uma cidade portuguesa no Distrito de Setúbal, região do Alentejo e subregião do Alentejo Litoral, com cerca de 12 500 habitantes.

É sede de um município com 198,97 km² de área e 13 577 habitantes (2001), subdividido em 2 freguesias. O município é limitado a norte e leste pelo município de Santiago do Cacém, a sul por Odemira e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.
Nas terras deste concelho há vestígios da época romana, dos Visigodos e Vândalos.

No final do século XII, início do século XIII, foram reconquistadas aos mouros e, em 1217, foi confiada aos Cavaleiros da Ordem de Santiago, sediados em Santiago do Cacém.

Em Novembro de 1362, foi-lhe outorgado foral por D. Pedro I (1357-1367) e, em Julho de 1512, D. Manuel I (1495-1521) outorgou-lhe o Foral Novo.

Após a Convenção de Évora Monte, em Julho de 1834, D. Miguel embarcou de Sines para o exílio.

A história recente de Sines está ligada ao início da construção de um porto comercial, permitindo a acostagem de navios de grande capacidade de carga, o que impulsionou o seu desenvolvimento industrial e populacional a partir de 1971.

Foi elevada a cidade a 12 de Julho de 1997.
No concelho predominam as actividades ligadas aos sectores secundário e terciário, seguidos pelo primário. Sines é um centro industrial, o que se traduz pela localização, neste concelho, de uma refinaria de petróleo, indústrias da petroquímica, de construção de polímeros, de metalomecânica e de produção de vagões, facto promovido pela proximidade do porto comercial e de pesca. A agricultura ainda mantém alguma importância, dado que cerca de 33,1% do território do concelho correspondem a área agrícola. Destacam-se os cultivos de cereais para grão, leguminosas secas para grão, prados temporários e culturas forrageiras, horta familiar, pousio, prados e pastagens permanentes. A agro-pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de aves, ovinos e suínos. Cerca de 1802 ha do seu território são cobertos de floresta.

(Wikipedia)
140 photos · 13,622 views
1