TONDELA
Tondela

Município português, pertencente ao distrito de Viseu, compreendendo 26 freguesias (Barreiro de Besteiros, Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caparrosa, Castelões, Dardavaz, Ferreirós do Dão, Guardão, Lejeosa, Lobão da Beira, Molelos, Mosteirinho, Mosteiro de Fráguas, Mouraz, Nandufe, Parada de Gonta, São João do Monte, São Miguel do Outeiro, Sabugosa, Santiago de Besteiros, Silvares, Tonda, Tondela, Tourigo, Vila Nova da Rainha e Vilar de Besteiros). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 32 000 residentes para uma área bruta de 369 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -18%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, comércio retalhista, metalo-mecânicas, serralharias e turismo (restauração e hotelaria), destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a sudoeste da cidade de Viseu, a cidade de Tondela é sede de município e registava uma população de cerca de 6800 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui o chafariz das Sereias (do século XVIII), a capela de Nossa Senhora do Carmo (de raiz barroca), o pelourinho de Canas de Santa Maria e as ruínas castrejas em Nandufe.

história

As primeiras referências documentais datam dos inícios da nacionalidade. Teve foral concedido por D. Manuel I em 1515. É cidade desde 1988.
143 photos · 14,723 views
1