TAROUCA
Tarouca

Município português, pertencente ao distrito de Viseu, compreendendo 10 freguesias (Dálvares, Gouviães, Granja Nova, Mondim da Beira, Salzedas, São João da Tarouca, Tarouca, Ucanha, Várzea da Serra e Vila Chã da Beira). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 9600 residentes para uma área bruta municipal de 100 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -12%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, na indústria alimentar e no comércio retalhista, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a sul da cidade de Lamego, a vila de Tarouca é sede de município e registava uma população de cerca de 800 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui a igreja paroquial (do século XIII, de raiz românica), a capela da Misericórdia (com azulejos do século XVII), a igreja do antigo convento de São João de Tarouca (com valiosa pintura quinhentista e o túmulo do conde de Barcelos), o convento de Salzedas (do século XII) e a ponte de Ucanha (românica).

história

A povoação teve inicialmente a designação de Castro Rei. Teve foral atribuído em 1262, já depois de iniciadas as construções dos conventos de Salzedas (por iniciativa da viúva de Egas Moniz) e de São João da Tarouca (o primeiro que a ordem de Cister possuiu em toda a Península).
71 photos · 8,372 views