SANTA COMBA DÃO
Santa Comba Dão

Município português, pertencente ao distrito de Viseu, compreendendo 9 freguesias (Couto do Mosteiro, Nagozela, Ovoa, Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão, São Joaninho, São João das Areias, Treixedo e Vimieiro). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 12 200 residentes para uma área bruta de 115 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -11%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, comércio retalhista e restauração, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a nordeste da cidade de Coimbra e a sudoeste das cidades de Tondela e de Viseu, na margem direita do rio Dão, próximo da sua confluência com o rio Mondego, a vila de Santa Comba Dão é sede de município e registava uma população de cerca de 2100 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui o pelourinho, a igreja paroquial (com elementos do barroco), a ponte românica sobre o rio Hortas, a casa dos Arcos (seiscentista), o pelourinho e a igreja paroquial (setecentista) de Ovoa. O rio Dão constitui o elemento mais significativo do património natural.

história

A ocupação humana vem de tempos remotos. Alguns autores localizam a cidade de Talábriga em Ovoa. O primeiro foral foi concedido em 1102 pelo conde D. Henrique. Recebeu mais tarde novo foral de D. Manuel I em 1514.

O estadista António de Oliveira Salazar nasceu nesta região, mais precisamente em Vimieiro.
33 photos · 10,623 views