TORRES NOVAS
Torres Novas

Município português, pertencente ao distrito de Santarém, compreendendo 16 freguesias (Alcorochel, Assentiz, Brogueira, Chancelaria, Lapas, Olaia, Paço, Parceiros de Igreja, Pedrógão, Riachos, Ribeira Branca, Torres Novas-São Pedro, Torres Novas-Salvador, Torres Novas-Santa Maria, Torres Novas-Santiago e Zibreira). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 37 700 residentes para uma área bruta de 270 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 3%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, indústria de transformação do papel, curtumes, têxtil, comércio retalhista, restauração, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a oeste da cidade do Entroncamento e a nordeste da cidade de Santarém, a cidade de Torres Novas é sede de município e registava uma população de cerca de 9800 residentes em 1991. O perímetro da cidade é circunscrito à freguesia homónima.

património

O património mais significativo inclui a valiosa jazida de pégadas de dinossáurio (cerca de 20 trilhos que representam um conjunto de mais de 1000 pegadas, descobertas em 1994), na chamada pedreira do Galinha, o que resta do castelo (reconstruído no século XIV), as igrejas de Santiago (com belos azulejos e talha barroca), do Salvador (com azulejos do século XVII) e da Misericórdia (com decoração valiosa), as ruínas da villa romana de Cardílio, e as igrejas de Brogueira (com retábulo seiscentista) e de Ribeira Branca (com retábulos setecentistas).

história

Segundo alguns autores, terá sido fundada pelos gregos. Por aqui passaram cartagineses, romanos, godos, suevos, alanos e muçulmanos.

Reconquistada uma primeira vez por D. Afonso Henriques em 1148, só ficaria definitivamente na posse dos cristãos por volta de 1190, ano em que Sancho I lhe concedeu foral.

Pertencente à coroa, aqui se celebraram cortes, em 1380, 1438 e 1525.

É cidade desde 1985.
74 photos · 19,966 views