MONFORTE
Monforte

Município português, pertencente ao distrito de Portalegre, compreendendo 4 freguesias (Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 3800 residentes para uma área bruta de 420 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -48%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, destacando-se ainda o papel da administração local e de algumas actividades de prestação de serviços sociais e públicos.

Localizada a noroeste da cidade de Elvas e a nordeste da cidade de Estremoz, a vila de Monforte é sede de município e tinha uma população de cerca de 1200 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui as igrejas de Nossa Senhora da Conceição (com azulejos quinhentistas), a matriz (do século XVIII), do Calvário, de São João Baptista (século XVIII) e a paroquial de Santa Eulália; o convento do Bom Jesus (fundado em 1515), a villa lusitano-romana de Torre de Palma, a ponte romana, as ruínas da antiga muralha da povoação e os vestígios pré-históricos de Vaiamonte.

história

O topónimo deriva do facto de ter existido uma fortificação num dos montes sobranceiros à ribeira Grande. Foi ocupada pelos romanos e também pelos mouros, que foram derrotados por D. Afonso Henriques em 1139. As muralhas (em ruínas) foram mandadas edificar por D. Dinis. Recebeu foral, em 1257, de D. Afonso III, e, em 1512, de D. Manuel I.
26 photos · 5,326 views