BELMONTE
Belmonte

Município português pertencente ao distrito de Castelo Branco, composto por cinco freguesias (Belmonte, Caria, Colmeal da Torre, Inguias e Maçainhas). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 7400 residentes para uma área bruta de 128 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -19%.

A economia é essencialmente agro-pecuária e silvícola, sendo a região detentora de um sub-solo rico em urânio, estanho e volfrâmio, e em águas minerais.

Localizada na margem esquerda do rio Zêzere, a vila de Belmonte é sede de município e nela residiam, em 1991, cerca de 2300 habitantes.

património

Em termos de património edificado, destacam-se as ruínas romanas de Centum Cellas, a igreja românico-gótica de São Tiago, a capela de Nossa Senhora da Esperança, a igreja Matriz e o castelo (edificado durante os reinados de D. Afonso III e D. Dinis).

história

A origem do seu topónimo parece residir na expressão latina belli monte. Em 1188, a vila recebeu foral de D. Sancho I, confirmado e renovado por D. Manuel I, em 1510. Inicialmente pertença da coroa, transitou posteriormente para os ascendentes de Pedro Álvares Cabral. Na vila existiu uma importante colónia de judeus, aí instalados no final do século XVIII.
37 photos · 22,076 views