MARINHA GRANDE
Município litoral português pertencente ao distrito de Leiria, compreendendo 3 freguesias (Marinha Grande, Vieira de Leiria e Moita). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 32 200 residentes para uma área bruta de 186 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 57%.
A economia municipal assenta na pesca, agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, indústria de moldes para plástico e indústria do vidro, destacando-se ainda o papel da administração local.
Localizada a oeste da cidade de Leiria, a cidade da Marinha Grande é sede de município e registava uma população de cerca de 22 000 residentes em 1991. O perímetro da cidade circunscreve-se à freguesia homónima da Marinha Grande.
O património edificado mais importante inclui a igreja matriz (reconstrução, em 1804, da antiga capela de Nossa Senhora do Rosário, já existente aquando da criação da paróquia em 1600), as capelas de Santa Bárbara de Garcia e da Senhora do Rosário, a Fábrica-Escola dos Irmãos Stephens (instalações fabris de aspecto apalaçado).

O seu extenso pinhal (mandado plantar por D. Dinis), conjuntamente com a área litoral, constituem os elementos mais significativos ao nível do património natural.
A referência documental mais antiga data de 1590, mas a povoação ter-se-á desenvolvido no reinado de D. Fernando, quando o Pinhal de Leiria ou do Rei se tornou o grande fornecedor de madeira para construção naval.
A Marinha — a designação de Marinha Grande só aparece mais tarde — sofreu novo impulso quando John Beare aqui instalou, em 1748, a fábrica de vidro, mais uma vez para aproveitar os recursos do pinhal.
Em 1769, a fábrica foi vendida a William Stephens, que beneficiou dos grandes privilégios concedidos pela coroa e levou a fama dos vidros da Marinha Grande para além-fronteiras. E em 1826, Diogo Stephens, irmão de William, deixou a fábrica à Marinha Grande e à coroa portuguesa.
Vila desde 1892, a Marinha Grande passou a sede de concelho em definitivo no ano de 1917. Foi elevada à categoria de cidade em 1988.
151 photos · 1 video · 21,919 views
1