POMBAL
Pombal

Município litoral português, pertencente ao distrito de Leiria, compreendendo 17 freguesias (Abiul, Albergaria dos Doze, Almagreira, Carnide, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, São Simão de Litém, Santiago de Litém, Vermoil e Vila Chã). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 51 400 residentes para uma área bruta de 640 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -14%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, indústria das madeiras, cerâmica, comércio retalhista e grossista, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a nordeste da cidade de Leiria, a cidade de Pombal é sede de município e tinha uma população de cerca de 4800 residentes em 1991. A cidade de Leiria tem os seus limites circunscritos à freguesia homónima.

património

O património edificado mais importante inclui as ruínas do castelo (fundado em 1171 e reformulado por ordem de D. Manuel I), o convento de Santo António (do século XVII), a igreja de São Martinho (dos séculos XVI a XIX, com retábulo do século XVI), o solar do conde Castelo Melhor, o convento das Clarissas, em Louriçal, o pelourinho, a ponte medieval sobre o Anços e a igreja matriz, em Redinha. A serra do Sicó e os rios Anços e Arunca constituem os elementos mais significativos do património natural.

história

Teve forais de Gualdim Pais, grão-mestre dos Templários, em 1171, e de D. Manuel I, em 1512.
84 photos · 12,911 views