PENICHE
Município litoral português, pertencente ao distrito de Leiria, compreendendo 6 freguesias (Atouguia da Baleia, Ferrel, Peniche-Ajuda, Peniche-Conceição, Peniche-São Pedro e Serra d’El-Rei). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 25 900 residentes para uma área bruta de 77 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 16%.

A economia municipal assenta na pesca, agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, comércio retalhista, serviços privados e públicos e no turismo (restauração e hotelaria), destacando-se ainda o papel da administração local.
Localizada a sudoeste da cidade das Caldas da Rainha e a noroeste da cidade de Torres Vedras, a cidade de Peniche é sede de município e registava uma população de cerca de 13 400 residentes em 1991. A cidade tem os seus limites circunscritos às freguesias de Peniche-Ajuda, Peniche-Conceição e Peniche-São Pedro.

património

O património edificado mais significativo inclui o forte (a primeira construção data de meados do século XVI e foi sucessivamente ampliada até ao século XIX; serviu como prisão durante o regime do estado novo), as igrejas matriz (com azulejos do século XVII), da Misericórdia (com pinturas de Josefa de Óbidos), de São Pedro (de raiz quinhentista) e de Nossa Senhora dos Remédios (com azulejos do século XVIII); o que resta do castelo e do pelourinho de Atouguia da Baleia; e o forte de São João Baptista, na Berlenga Grande. O vasto litoral atlântico constitui o elemento mais significativo do património natural.

história

A região foi habitada em tempos pré-históricos e esteve sob ocupação romana. Em 1158 serviu como recompensa aos irmãos Le Corni, cruzados que ajudaram Afonso Henriques na reconquista cristã, quando era uma ilha, segundo testemunhos históricos dessa altura.

Foi elevada a vila em 1609 por D. Filipe II (de Portugal) que, dois anos mais tarde, lhe concederia foral. Peniche recebeu categoria de cidade em 1988.
427 photos · 4 videos · 46,540 views
1 3 4 5