LAGOA (Açores)
Lagoa

Município insular português pertencente à ilha de São Miguel (Região Autónoma dos Açores), compreendendo 5 freguesias (Água de Pau, Cabouco, Lagoa-Nossa Senhora do Rosário, Lagoa-Santa Cruz e Ribeira Chã). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 12 900 residentes para uma área bruta de 46 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -7%.

A economia municipal assenta nas actividades da pesca, da agro-pecuária, da indústria alimentar e do turismo, destacando-se ainda o papel da administração local e de algumas actividades de prestação de serviços públicos.

Localizada na costa sul da ilha de São Miguel, a leste da cidade de Ponta Delgada, a vila da Lagoa é sede de município e registava uma população de cerca de 6600 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui as igrejas de Santa Cruz (já concluída no ano de 1518), de Santo António, e as capelas de Nossa Senhora dos Remédios (século XVI, mandada construir por Pedro, o Velho) e de Nossa Senhora do Cabo Finisterra (século XVIII).

história

Diz-se que foi no lugar de Porto de Carneiros que o infante D. Henrique mandou lançar gado, antes da colonização da ilha de São Miguel.

O topónimo tem origem num lago — posteriormente aterrado — que existia junto à igreja de Santa Cruz.

Teve uma colegiada, extinta em 1832, que incluía a igreja de Santo António e as capelas de Nossa Senhora do Cabo Finisterra e de Nossa Senhora dos Remédios.

Água de Pau, vila do concelho, recebeu foral manuelino em 1505.
17 photos · 15,452 views