AROUCA
Arouca

Município português pertencente ao distrito de Aveiro, composto por vinte freguesias (Albergaria da Serra, Alvarenga, Arouca, Burgo, Cabreiros, Canelas, Chave, Covelo de Paivó, Escariz, Espiunca, Fermedo, Janarde, Mansores, Moldes, Rossas, Santa Eulália, São Miguel do Mato, Tropeço, Urrô e Várzea). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 23 900 residentes para uma área bruta de 327 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -9%.

A economia municipal assenta sobretudo na agro-pecuária e na silvicultura.

A vila de Arouca é sede de município e registava cerca de 2700 residentes, em 1991. A vila está localizada a sudeste da cidade do Porto, a sul do rio Douro e a sudoeste da cidade de Lamego.

património

Em termos de património edificado, destacam-se o mosteiro de Arouca (com a respectiva igreja e o seu cadeiral) e o memorial de Santo António. O seu património natural inclui a serra de Arada, parte da serra de Montemuro, os rios Vouga, Paiva e Arda, as Pedras Parideiras e a mizarela na serra da Freita (queda de água).

história

A vila é bastante antiga, provavelmente edificada pelos galo-celtas, quatro ou cinco séculos a.C. Uma cidade romana, de nome Arouca, Aruca, ou Areduta, foi aqui erguida por César Augusto em 34 a.C., tendo existido até 716, data após a qual foi destruída pelos muçulmanos.

Em 1102, o conde D. Henrique confrontou-se com o mouro Echa Martim naquela que viria a ser conhecida como a batalha de Arouca. A vila recebeu forais de D. Afonso Henriques, em 1151, de D. Afonso II, em 1217, e de D. Manuel, em 1513.
127 photos · 27,420 views
1