FERREIRA DO ALENTEJO
Ferreira do Alentejo

Município português pertencente ao distrito de Beja, compreendendo 6 freguesias (Alfundão, Canhestros, Ferreira do Alentejo, Figueira dos Cavaleiros, Odivelas e Peroguarda). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 10 100 residentes para uma área bruta de 648 km2, e a varição da população residente entre 1960 e 1991 foi de -32%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, na silvicultura, na indústria alimentar e na administração local.

Localizada a noroeste da cidade de Beja, a vila de Ferreira do Alentejo é sede de município e registava uma população de cerca de 3800 residentes, em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui a igreja matriz (do século XVI), as igrejas de Nossa Senhora da Conceição (azulejos únicos na península) e da Misericórdia (do século XVI, ostenta o pórtico manuelino da demolida capela do Espírito Santo), a capela do Calvário, a igreja matriz de Beringel, o cruzeiro de Peroguarda, a ponte romana de Alfundão e as lápides (também românicas) de Ferreira de Cavaleiros.

história

A região já seria povoada no tempo da ocupação romana; os romanos aqui terão fundado a cidade de Singa.

Depois da reconquista cristã, passou a pertencer à ordem de Santiago a quem cabia a jurisdição do castelo (já desaparecido e fundado, segundo alguns autores, por um cavaleiro da ordem dos Templários).

Ferreira do Alentejo recebeu foral manuelino em 1516 e pertenceu aos duques de Aveiro até 1759, ano em que o senhorio passou para a coroa.
75 photos · 12,486 views