ALCOBAÇA
Alcobaça

Município litoral português, pertencente ao distrito de Leiria, composto por dezanove freguesias (Alcobaça, Alfeizerão, Aljubarrota-Prazeres, Aljubarrota-São Vicente, Alpedriz, Bárrio, Benedita, Cela, Coz, Évora de Alcobaça, Maiorga, Martingança, Montes, Pataias, São Martinho do Porto, Turquel, Vestiaria e Vimeiro). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 54 400 residentes para uma área bruta de 413 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 9%.

A agricultura (grande área de fruticultura) e a pecuária constituem as principais bases económicas do município, mas também a produção de cerâmica decorativa, de vidraria, de tecelagem, de conservas de frutos e de licores; o turismo tem relevância, devido ao património do município.

A cidade de Alcobaça localiza-se na confluência dos rios Alcoa e Baça, a oeste do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros e a sudoeste da cidade de Leiria. A vila é sede de município com uma população de cerca de 2900 residentes, em 1991.

património

O património edificado mais significativo inclui a Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça (cuja construção se iniciou no século XII, tendo sofrido ampliações e modificações ao longo dos séculos seguintes), a igreja da Misericórdia (com portal renascentista e azulejos setecentistas), a ermida de Nossa Senhora do Desterro (do século XVIII) e o castelo (que se apresenta em ruínas). O património natural é constituído por uma parcela do território municipal que integra o Parque Natural da Serra de Aires e dos Candeeiros, e pelo seu litoral.

história

D. Afonso Henriques doou as terras de Alcobaça aos monges de Cister, com a obrigação de as arrotearem; os monges desenvolveram aí uma notável acção colonizadora, arroteando terras, secando pauis e organizando explorações e quintas, durante largos séculos. Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o mosteiro de Alcobaça esteve a saque por alguns dias e veio a ser vendido em hasta pública.
331 photos · 54,874 views
1 3 4