new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Monumento a João Afonso de Aveiro - Aveiro - Portugal | by Portuguese_eyes
Back to photostream

Monumento a João Afonso de Aveiro - Aveiro - Portugal

Localização:

Freguesia: Vera Cruz

Rua/Lugar: Rossio

Data de colocação: 5 de Julho de 1959 – Festas do Milenário de Aveiro

Efeméride: Homenagem ao navegador

Autor: Euclides Vaz

Oficina: Fundição Sá Lemos, Devesas – Vila Nova de Gaia

Materiais: Calcário (pedestal); bronze (estátua e inscrição)

Descrição:

Sobre um pedestal de secção quadrangular revestido a calcário surge a figura, de corpo inteiro, em bronze, do navegador aveirense. Da sua mão esquerda pende um astrolábio.

Historial:

O monumento dedicado a João Afonso de Aveiro foi oferecido pelo Ministério das Obras Públicas, organismo que deliberou, inclusive, sobre o local da sua implantação. A escolha recairia no Rossio, um dos principais pontos de sociabilidade locais, justificando-se como um contributo para o projectado arranjo paisagístico desse espaço. A sua inauguração, efectuada pelo então Presidente da República, o Almirante Américo Tomás, decorreria no âmbito das Festas do Milenário de Aveiro, em 1959.

Foi motivo de tão grandes celebrações a passagem de um milénio sobre a primeira referência documental escrita conhecida acerca de Aveiro - referente à doação de terras e salinas pela Condessa Mumadona Dias (959) - e do bicentenário da sua elevação a cidade, por D. José (1759). Os festejos assumiram uma grandiosidade tal incluindo, para além de desfiles etnográficos, saraus culturais e de mostras da actividade comercial e industrial de Aveiro, a inauguração do edifício da lota de peixe, bem como da estátua de homenagem ao navegador local.

 

João Afonso de Aveiro – considerado um dos vultos da empresa das descobertas portuguesas, participou na expedição à costa da Mina (1481) e na descoberta do Rio Zaire e Reino do Congo com Diogo Cão. A ele se associa, ainda, a descoberta do Benim (1486), durante algum tempo conhecido por Terras de João Afonso ou de Terras de Afonso de Aveiro, onde estabeleceu uma feitoria, bem como a vinda da primeira pimenta para Lisboa. Faleceu por paragens que ajudou a conhecer.

 

Euclides Vaz (escultor) – Natural de Ílhavo. Foi professor titular de escultura da ESBAL, desde 1985. Ensinou também medalhística, tendo falecido a 10 de Fevereiro com 75 anos, em Lisboa. www.cm-aveiro.pt/www//Templates/GenericDetails.aspx?id_ob...

 

See where this picture was taken. [?]

6,381 views
0 faves
1 comment
Taken on March 12, 2007