Corcovado - Parte 10 - Mãos de Mulher
Poucas pessoas sabem, mas as mãos do Cristo Redentor foram moldadas numa mulher.
Paul Landowski valeu-se da ajuda de sua amiga brasileira, a poetisa e declamadora Margarida Lopes de Almeida (filha da escritora Júlia Lopes de Almeida) que ofereceu suas próprias mãos para a modelagem. Foto a Mão e um operario dentro do Chapeu do Sol CommentsLGP1 says:Em relação ao uso de uma mulher para as mãos
do Cristo, tem uma historia semelhante, mas
bem mais profana, com a estatua da Liberdade
feita por Bartholdi. Meu Bairro Meu País says:Mãos de artista, com dedos longos, assim como
os pianistas. Eneida Castro
|
[?]
Additional Information
|
rickipanema says:
na primeira foto temos a cabeca ja quase toda montada.
se observarmos com cuidado vamos ver o modelo que esta na segunda foto, ao lado de um dos operarios.
impossibilidade de ter o Cristo Redentor dentro de casa, alguns cariocas privilegiados tiveram a oportunidade de disputar o estudo que o escultor francês Paul Landovsky fez antes de moldar aquele que se tornaria o grande cartão-postal do Rio. A peça em terracota, medindo 70 centímetros, foi grande destaque do 3 Grande Leilão da Temporada de 2001, organizado pelo leiloeiro Roberto Haddad, mas a prefeitura correu na frente e arrecadou a peça por R$ 84 mil reais.
— O estudo pertencia aos proprietários de uma grande fábrica de tecidos que faliu. A cabeça feita por Landovsky estava no quintal da casa deles em Santa Teresa
O leiloeiro lembrou que Landovsky fez ainda os moldes em terracota para as mãos da estátua, mas eles desapareceram há anos:
O engenheiro Heitor Costa, responsável pela obra, pegou os desenhos feitos por Carlos Oswald e foi para a Europa à procura de um escultor renomado. Costa acabou escolhendo Landovsky, mas até Antoine Bourdelle, que foi discípulo de Rodin, entrou no páreo.
A estátua provocou polêmica: uma parte da cúria católica preferia uma imagem mais rebuscada, com o Cristo segurando uma cruz. Mas o cardeal Sebastião Leme acabou optando por uma forma mais gráfica, com o Cristo de braços aberto e formando, ele mesmo, uma cruz que pode ser vista de várias partes da cidade. No dia da inauguração, os holofotes que iluminaram a obra de Landovsky foram ligados da Itália, por Guglielmo Marconi, inventor do telégrafo sem fio.
Posted 51 months ago. ( permalink )