Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa, Portugal
Reportagem fotográfica sobre a Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa. Destacam-se as imagens relativas aos vitrais da autoria de Almada Negreiros, 1893-1970. As fotos são da autoria de Mário Novais, 1899-1967.
Estas fotografias encontram-se também disponíveis no Catálogo da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian em: www.biblartepac.gulbenkian.pt
To know more about this album see: www.biblartepac.gulbenkian.pt

Igreja de Nossa Senhora de Fátima
A igreja de Nossa Senhora de Fátima, primeira igreja portuguesa a desafiar os códigos tradicionais revivalistas, remonta a 1934, por arrojado projecto modernista do arquitecto Pardal Monteiro, que contou com o inesperado beneplácito do Cardeal Cerejeira, tendo sido galardoada com o Prémio Valmor de 1938, ano da sua inauguração.
Trata-se de uma basílica de largas proporções e cuidada espacialidade, inspirada em projectos de coevos templos franceses, com moderna articulação dos volumes da torre altaneira, do corpo e do baptistério adjacente, tratados com predominância de linhas rectas e formas geometrizantes, na altura geradora de polémica face a um gosto construtivo muito mais conservador.
Na construção trabalharam também o arquitecto Rodrigues Lima, o escultor Francisco Franco (autor do Apostolado sobre a fachada principal), os fresquistas Henrique Franco e Lino António (autores das cenas parietais com a Paixão de Cristo), o pintor José de Almada Negreiros (autor dos belíssimos vitrais da igreja), sendo de destacar, também, boas peças de escultura de Leopoldo de Almeida, Raul Xavier, Anjos Teixeira e Barata Feyo. (Fonte: IPPAR )
75 photos · 25,740 views