|
|
Rodrigo Sá's photostream |
Brazil music
ブラジル音楽
Brasile musica
Brazilië muziek
ब्राजील संगीत
Βραζιλία μουσική
Бразилия музика
Brésil musique
Brasilien musik
البرازيل الموسيقى

Show Patrimônio Nacional
Justificativa
A Capoeira é um conjunto de tradições folclóricas, surgidas a partir da cultura africana e seu sincretismo com a cultura européia e indígena no Brasil. Como toda tradição negra e indígena, foi por muito tempo considerada pagã e ilegal. Mestre Bimba foi quem legalizou a capoeira durante o governo do Presidente Getúlio Vargas em 1953, e com isso a capoeira e sua música foram introduzidas no exército e universidades. Em 2007 a capoeira, popular em todo mundo, foi considerada “ Patrimônio Nacional ” pelo então Ministro da Cultura Gilberto Gil.
Por outro lado, a arte contemporânea de forma geral se manifesta através da fusão entre diversos elementos e linguagens. Muitas outras manifestações folclóricas brasileiras (como o samba e o maracatu) e de outras partes do mundo (como o blues, funk, reggae e os ritmos latinos) já sofreram esse processo, colocadas em diálogo com outras linguagens como o Jazz, o Rock e a música eletrônica. Dessa forma, assim como essas manifestações vieram de culturas regionais e ganharam o mundo através de seus realizadores, se faz necessário que a capoeira – com seus cânticos envolventes e de fácil absorção, por se tratar de uma prática coletiva – seja também apresentada ao mundo da música popular. Rodrigo Sá desenvolve uma proposta de promover a fusão da capoeira dentro do cenário da música popular como forma de resgatar e renovar essa cultura folclórica dentro do movimento da arte contemporânea e da World Music.
Release Rodrigo Sá
Para Rodrigo Sá, a Capoeira e a Música são, ao mesmo tempo, família e projeto de vida.
Musico como profissão desde os 17 anos, participou em banda de renome nacional e em diversos projetos solo, com parcerias no Brasil e na Europa como cantor, compostior e percussionista. Em 7 meses que morou fora passou por Ibiza, Madrid, Holanda, Portugal e Bruxelas. É endorser da marca Contemporânea desde 2001, através da qual participou de um DVD produzido por Midori Onaga, mostrando suas técnicas de funk, Drum Bass e 6/8 no pandeiro, lançado no Japão em 2009. Seu trabalho solo apresentado na Europa, o show Loop Brasil, mistura grooves a partir do Pandeiro, Berimbau, percussões e materiais inusitados, criando uma atmosfera surpreendente para o público. O show foi apresentado no festival Rock in Rio Lisboa em 2008 e também no Speakeasy, tradicional casa de show em Lisboa.
Seu pai é mestre de Capoeira, vindo da segunda geração de discípulos de Mestre Bimba. Seus mestres são Pinatti e Zé Andrade. Rodrigo Sá joga capoeira desde os 7 anos, e hoje é formado professor. Com seu pai, é fabricante e divulgador do Berimbau Contemporâneo ( www.berimbaubrazil.com ), instrumento que está sendo comercializado através da marca Contemporânea em 30 países como Austrália, Japão e França. Realizou em 2008 uma apresentação solo de seu Berimbau Contemporâneo na 10a edição dos Jogos Europeus de Capoeira em Bruxelas, com presenças do Ministro dos Esportes da Bélgica e milhares de mestres, professores e alunos de todo o mundo. No Porto, em Portugal, apresentou o Berimbau Contemporâneo para o então Ministro da Cultura Gilberto Gil. Tocou e fez Jam Sessions com bandas de Jazz e músicos renomados como Jazz Me Brown e Naná Vasconcelos.
Rodrigo Sá tocou em cima do trio com o Olodum a musica Berimbau, com mais de 150 tambores na avenida, para milhões de pessoas no carnaval 2010 em Salvador, aniversário de 30 anos de Olodum e 60 anos do Circuito Campo Grande. Também foi convidado para desfilar no trio elétrico em homenagem a Ramiro Musotto no Circuito Barra/Ondina.
Em 2000, foi um dos fundadores da banda de forró universitário Circuladô de Fulô, com quem realizou diversos shows e turnês até 2005. Além disso, o artista também possui experiência e formação em teatro ( Ewerton de Castro ) e cinema ( Fátima Toledo ) participando, entre 1997 e 2001, de diversas peças profissionais, como Quarto de Estudante, de Roberto Freire (direção de Marcelo Medeiros), além de outros espetáculos como o PólisSemos (Grupo Minik Momdó), espetáculo de dança contemporânea apresentado no Centro Cultural, no qual Rodrigo Sá participou da construção da atmosfera musical.
Em 2010, está preparando seu novo disco “ Patrimônio Cultural ” com a produção musical de Alexandre Basa ( Wallbangaz da Holanda, Black Alien, Turbo Trio, etc... ). Esse conceito obtido após pesquisas de fusão da Capoeira com a timbragem da musica Pop atual, foi resultado de uma temporada de meses na Europa frequentando festivais de World Music, *FMM Festival Musicas do Mundo em Sines, Festival Mestiço da Casa da musica no Porto, Rock in Rio Lisboa, etc...
Abordando Artes Plásticas com fotografia, Gabriel Wickbold deu seu toque personalizado ao trabalho de Rodrigo Sá, dando um layout moderno e lindo acabamento.
O Show é uma Mistura do Brasil dentro de uma leitura Pop conceitual, com a pegada diferenciada, mostra nossa Brasilidade de forma completa dentro do universo da World Music. Para os gringos um banho de cultura Brasileira, para os Brasileiros um pedaço rico da nossa história em 1h 30m.
www.rodrigosa.com
Rodrigo Sá's favorite photos from other Flickr members (1)
Contacts (194)
Groups (50)
- Carnaval - Salvador 391 photos, 73 members
- Carnaval - Brasil 2,727 photos, 203 members
- Rock Sound 11,019 photos, 502 members
- Rock in Rio 480 photos, 70 members
- Flyers & Stickers 8,621 photos, 787 members
- surfing 85,808 photos, 9,855 members
- Ibiza 9,966 photos, 1,169 members
- MTV Brazil 226 photos, 92 members
- IdeaFixa 11,322 photos, 2,473 members
- Paradizo - Inspirations for the Discerning Traveler 1,618 photos, 298 members
- CARNAVAL 2009 553 photos, 124 members
- Lapa - Rio de Janeiro 747 photos, 282 members
- NOSSAS FLORES ✿ OUR FLOWERS 49,765 photos, 3,100 members
- Brazil bike 497 photos, 164 members
- Gilberto Gil 540 photos, 38 members
- Carro Brasil 1,156 photos, 245 members
- About Stock Photo | www.aboutstockphoto.com 3,196 photos, 785 members
- Forest love 690 photos, 371 members
- Culture & roots 157 photos, 78 members
- Easy Betray Second-Life 1,699 photos, 144 members
- Olhando para cima 743 photos, 106 members
- Foto Competition ~ Where Winning Doesn't Have To Stop!!! 27,299 photos, 4,668 members
- Arches in Architecture 79,911 photos, 4,268 members
- Fundamental! Fantastic!Photography-Post 1-Award 3 74,879 photos, 3,285 members
- Brasil 193,448 photos, 8,026 members
- Earth Care ACTIONS Volunteers ~ FIRST-THE EARTH! Add 1-3:Awd 19,797 photos, 1,792 members
- BLACK & WHITE - P1&A2 (NO SEPIA) TIME 2 VOTE 143,717 photos, 8,509 members
- Sun Ray Sunday (still alive) 964 photos, 429 members
- © ĦїттLэя тαмЇм 231 photos, 528 members
- Caminando por la Tierra Media // Walking through Middle Earth 1,708 photos, 294 members
- Bandiere (Flags) 9,280 photos, 2,046 members
- Greenpeace 7,274 photos, 1,223 members
- jennie's designs {please read the rules} 158 photos, 285 members
- Il Tramonto - (The Sunset) 71,715 photos, 10,047 members
- Bandas Brasileiras 16,138 photos, 786 members
- Capoeira 3,181 photos, 622 members
- Artistic Capoeira Shots 283 photos, 271 members
- Cars Cars Cars 386,102 photos, 13,476 members
- CAR [directory] 車 305,564 photos, 13,908 members
- our kids - اطفالنا 24,768 photos, 4,360 members
- Color Mixing 2,979 photos, 456 members
- En Clair et en Obscur 20,526 photos, 1,718 members
- The Pritzker Architecture Prize on Flickr (Post 1 - Award 4) 97,913 photos, 13,579 members
- ╠Art Libre-Free Art-Arte Libre-Freie Kunst-INVITED PIX ONLY 48,995 photos, 7,872 members
- People of the World 296,034 photos, 11,807 members
- EPERKE Award (Post 2: Award 5) 280,283 photos, 11,675 members
- Beautiful Capture 1,697,421 photos, 70,855 members
- Gods chosen picture (Award!) 10,568 photos, 2,277 members
- 恋爱写真 | Love Foto 24,082 photos, 1,602 members
- Flickr Crazy - Don't Get Cured, Stay Flickr Crazy! 72,321 photos, 2,447 members
Testimonials (1)
-
.:CosmicGirl:. says:
"Hola Rodrigo, como estas? Muy interesante tu espacio y el enfoque de la trayectoria de lo que haces en tu vida... Espero poder conocerte e intercambiar ideas.. Chau.. .:Cosmicgirl:. - Venezuela"
14th November, 2007
- Name:
- Rodrigo Sá
- Joined:
- October 2007
- Hometown:
- São Paulo
- Currently:
- SP, Brasil
- I am:
- Male
- Occupation:
- Musico
- Website:
- http://www.rodrigosa.com
